Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de dezembro de 2025

Filhote de elefante-marinho encalha vivo em praia do Paraná e mobiliza resgate; veja o vídeo


Por Banda B, parceira do GMC Online Publicado 27/12/2025 às 09h22
Ouvir: 00:00

Uma cena incomum e emocionante surpreendeu quem passou pelo litoral do Paraná nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (26). Um filhote de elefante-marinho (Mirounga leonina) encalhou vivo no Balneário Monções, em Matinhos, chamando a atenção pela raridade da espécie e pelo estado delicado do animal. Veja o vídeo abaixo.

O elefante-marinho foi encontrado por volta das 6h30 por uma equipe da Polícia Militar, que realizava o patrulhamento de rotina na orla. Ao perceberem que se tratava de um animal silvestre de grande porte e claramente debilitado, os policiais registraram a ocorrência e acionaram imediatamente o Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR), instituição responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/LEC-UFPR) no Estado.

image
Foto: LEC-UFPR/Divulgação.

Seguindo o protocolo do estado do Paraná (PRAE), até a chegada da equipe multidisciplinar do PMP-BS/LEC-UFPR, a Polícia Militar do Paraná realizou o isolamento da área. A medida foi essencial para garantir a segurança do animal e também das pessoas que circulavam pelo local, evitando aproximações e possíveis interferências que poderiam agravar a situação.

Após a avaliação inicial ainda na praia, os especialistas decidiram pelo transporte do elefante-marinho ao Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise da Saúde da Fauna Marinha (CReD-UFPR), localizado no Centro de Estudos do Mar da UFPR, em Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná.

Clique aqui e leia a reportagem completa na Banda B, parceira do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação