Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de dezembro de 2026

Árbitra de Goioerê é eleita a quinta melhor do mundo pela IFFHS


Por Felippe Gabriel Publicado 29/12/2025 às 15h51
Ouvir: 00:00

A paranaense Edina Alves Batista foi eleita a quinta melhor árbitra de futebol do mundo em 2025 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

A árbitra que pertence ao quadro da FIFA e da Federação Paulista de Futebol (FPF) ficou atrás de Tess Olofsson (Suécia), Ivana Martincic (Croácia), Stephanie Frappart (França) e Maria Sole Ferrieri Caputi (Itália). A italiana ficou na primeira colocação.

image
Ranking das 10 melhores árbitras em 2025 | Fonte: IFFHS

Em 2024, Edina também foi indicada entre as 10 melhores árbitras do mundo e ficou em sétimo lugar. Nascida em Goioerê (a 160 quilômetros de Maringá), a paranaense possui uma carreira consolidada no futebol internacional.

“Nós [brasileiros] somos bons árbitros, mas as pessoas gostam mais de criticar do que elogiar. Nosso País é forte e se não fosse não estaríamos sendo indicados para uma premiação de tão alto nível. E quem vota são treinadores e capitães de equipes e seleções e jornalistas renomados. Não é uma brincadeira. Todos os eventos internacionais que nós trabalhamos são avaliados durante o ano. Sou muito grata por poder participar desses seletos nomes que estão ali porque só tem top”, disse Edina Alves, em entrevista ao GMC Online em novembro de 2024.

Desde quando passou a fazer parte do quadro da FIFA, em 2016, a árbitra participou de grandes torneios, como a Copa do Mundo Feminina 2019, apitando quatro jogos, entre eles, a semifinal entre Inglaterra e Estados Unidos. No mesmo ano, integrou o primeiro trio feminino na arbitragem brasileira em Copas, ao lado de Neuza Back e Tatiana Sacilotti.

arbitraedna_1678810914_3058410081347264521_1712915721
Foto: Anderson Lira

Edina Alves atua regularmente nas principais competições brasileiras femininas e masculinas, além de integrar o quadro de árbitro da Conmebol para competições sul-americanas entre clubes e seleções. Ela faz parte do quadro de arbitragem da CBF desde 2007, sendo a juíza com mais jogos na história do Campeonato Brasileiro, e detém o recorde de árbitra brasileira com mais jogos em Copas do Mundo, somando oito partidas em duas edições do Mundial Feminino.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Flamengo supera a concorrência do Cruzeiro e encaminha contratação do zagueiro Vitão


Campeão do Brasileiro e da Copa Libertadores, o Flamengo já se movimenta no mercado da bola para reforçar ainda mais…


Campeão do Brasileiro e da Copa Libertadores, o Flamengo já se movimenta no mercado da bola para reforçar ainda mais…

Esportes

São Paulo acerta venda do atacante Erick ao Vitória e continua reduzindo o elenco


O São Paulo acertou com o Vitória a transferência em definitivo do atacante Erick. O jogador de 28 anos estava…


O São Paulo acertou com o Vitória a transferência em definitivo do atacante Erick. O jogador de 28 anos estava…