Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

09 de janeiro de 2026

MP pede que PF investigue contratação de gestora que administra estádio do Corinthians


Por Agência Estado Publicado 07/01/2026 às 10h20
Ouvir: 00:00

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) solicitou nesta terça-feira, 6, que a Polícia Federal (PF) instaure um inquérito para investigar a contratação da Reag (atualmente denominada Arandu Investimentos) para a gestão do Fundo da Arena Itaquera, responsável pela administração contábil do estádio do Corinthians.

O pedido foi realizado pelo promotor Cássio Roberto Conserino, responsável também pela investigação do caso relacionado ao uso indevido de cartões corporativos por ex-dirigentes do Corinthians.

O acordo entre Corinthians e a Caixa Econômica Federal, firmado em 2022, na gestão do ex-presidente Duílio Monteiro Alves, definiu a entrada da Reag na estrutura do Fundo Arena. A gestora financeira tem por responsabilidade garantir o fluxo de repasse dos valores arrecadados pelo clube para o banco estatal. A dívida pela construção do estádio em Itaquera é de aproximadamente R$ 655 milhões.

A Reag entrou na mira da PF durante a Operação Carbono Oculto, do Ministério Público Federal. A gestora financeira é apontada como suspeita de criar fundos de investimento e comprar empresas com o objetivo de blindar o patrimônio do Primeiro Comando da Capital (PCC), o que a empresa nega.

Recentemente, a Reag também teve o nome envolvido em fraudes do Banco Master. Após os casos virem à tona, o Corinthians deu início a tratativas para trocar a responsável pela administração da Arena.

Segundo o ofício enviado à Superintendência da PF, Conserino argumenta que a Reag assumiu a administração de fluxos financeiros de alto valor e baixa rastreabilidade ao ser inserida na gestão do estádio. Assim, o promotor pede que polícia apure as circunstâncias e a regularidade da inserção da empresa no acordo, bem como sua atuação após a renegociação contrato junto à Caixa.

“A concentração de vultosos fluxos financeiros em fundo gerido por empresa sob investigação criminal configura elemento indiciário suficiente e justa causa para investigação formal, com o objetivo de verificar eventual utilização da estrutura financeira como instrumento de ocultação, dissimulação de origem ou integração de valores ilícitos ao sistema econômico formal”, diz trecho do ofício.

O promotor vê ainda a possibilidade dos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes contra o sistema financeiro nacional. “Os fatos narrados são, em tese, graves e demonstram possível risco sistêmico financeiro. A investigação não se confunde com gestão esportiva ou administrativa do clube, mas incide sobre fluxos financeiros, governança de fundo e eventual infiltração criminosa nesse cenário.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Cruzeiro anuncia a contratação do atacante Chico da Costa, ex-Mirassol, até 2027


Disposto a rivalizar com Flamengo e Palmeiras na briga pelos principais títulos da temporada 2026, o Cruzeiro anunciou nesta sexta-feira…


Disposto a rivalizar com Flamengo e Palmeiras na briga pelos principais títulos da temporada 2026, o Cruzeiro anunciou nesta sexta-feira…

Esportes

Martinelli faz pedido de desculpas após empurrar jogador do Liverpool que estava machucado


Gabriel Martinelli usou as redes sociais para fazer um pedido de desculpas ao lateral-esquerdo Conor Bradley, logo após o empate…


Gabriel Martinelli usou as redes sociais para fazer um pedido de desculpas ao lateral-esquerdo Conor Bradley, logo após o empate…

Esportes

Alcaraz e Sinner vão receber R$ 12,5 milhões por amistoso na Coreia do Sul pré-Australian Open


Líderes do ranking mundial de tênis, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner irão se enfrentar pela primeira vez em 2026 neste…


Líderes do ranking mundial de tênis, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner irão se enfrentar pela primeira vez em 2026 neste…