Maringá registra mais de 700 casos de sífilis em 2025; veja os dados divulgados pela Prefeitura

O município de Maringá registrou uma redução de 31,39% no número total de casos de sífilis em 2025, conforme dados repassados pela Prefeitura ao Portal GMC Online. Em 2024, foram contabilizados 1.064 casos da infecção entre moradores da cidade. Já em 2025, o número caiu para 730 registros.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
No ano passado, os casos foram distribuídos em 923 de sífilis adquirida, 67 em gestantes e 74 de sífilis congênita. Em 2025, os registros apontam 565 casos de sífilis adquirida, 64 em gestantes e 101 de sífilis congênita.
- LEIA TAMBÉM: Chuva deve voltar a Maringá e ganhar força no fim de semana; veja a previsão para o Paraná
Apesar da queda nos números gerais, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da prevenção. A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), transmitida por meio de relações sexuais sem preservativo ou da mãe para o bebê durante a gestação, caracterizando a forma congênita.
A doença pode não apresentar sintomas, mas continua sendo transmissível e, sem tratamento adequado, pode evoluir para formas mais graves. A rede municipal de saúde oferece preservativos masculinos e femininos gratuitamente, além de serviços de diagnóstico, acompanhamento e tratamento de forma totalmente sigilosa. Também está disponível a testagem rápida no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) da Policlínica Zona Sul.
