Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de janeiro de 2026

Ponte histórica de 150 metros interditada há meses no Paraná tem previsão para ser liberada; veja detalhes


Por Redação GMC Online Publicado 14/01/2026 às 13h55
Ouvir: 00:00

A ponte sobre o Rio da Várzea na PR-427, entre a Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e Campo do Tenente, na região Sul, interditada desde o início de setembro de 2025, deve ser liberada nos próximos dias. A previsão do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), responsável pela obra, revelada ao portal Bem Paraná, é que o local possa ser liberado já nesta sexta-feira, 16.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a interdição foi necessária para iniciar a obra emergencial de reforma do tabuleiro da ponte. Ela apresentava danos nos grampos de fixação das chapas metálicas e rompimento de soldas de ligação entre as chapas e o gradil abaixo das mesmas, além de um acúmulo de óleo sobre o tabuleiro.

image
Foto: DER

Técnicos do DER/PR observaram que os danos se devem, entre outros fatores, ao excesso de peso e de velocidade de veículos pesados, sendo eles também responsáveis pelo excesso de óleo, além de características estruturais da ponte e a sua própria idade, estando em operação desde o final do século XIX.

A ponte tem 152,95 metros de extensão e pista de 3,3 metros de largura. É uma estrutura centenária, construída originalmente como parte de uma antiga ferrovia, e depois adaptada para o tráfego rodoviário por volta de 1960.

O que foi feito na ponte?

Os serviços previam a remoção total das chapas metálicas atuais e substituição por um gradil metálico de rolamento com técnicas de fixação adequadas ao tráfego de veículos da ponte. Também estavam previstos reforços na treliça metálica, nos acessos de ambos os lados, limpeza e pintura da estrutura, entre outros serviços. O investimento é R$ 2.503.540,30.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação