Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de janeiro de 2026

Jovem brasileira vítima de tentativa de estupro em Paris presta depoimento à Justiça francesa


Por Agência Estado Publicado 16/01/2026 às 16h48
Ouvir: 00:00

A brasileira Jhordana Dias, de 26 anos, vítima de uma tentativa de estupro em um trem na região de Paris, prestou depoimento à Justiça francesa nesta quinta-feira, 15. Foi a primeira vez que a jovem foi ouvida formalmente por uma juíza de instrução desde o ataque, ocorrido em outubro do ano passado. As informações são da RFI.

Em entrevista à RFI, Jhordana afirmou que a oitiva representou uma etapa importante do processo judicial. “Hoje eu passei por uma fase muito importante, em que a juíza me ouviu e confrontou os fatos”, disse. A jovem afirmou ainda que espera que a Justiça seja feita e declarou que pretende permanecer na França enquanto o processo estiver em andamento.

Segundo o advogado da brasileira, André Fernandes, o suspeito do crime está em prisão preventiva e já foi formalmente acusado pelo Ministério Público francês. A juíza decidiu ouvir Jhordana para dar voz à vítima durante a fase de instrução penal, etapa em que são reunidas provas e depoimentos antes da definição sobre o envio do caso a julgamento. De acordo com a defesa, o depoimento prestado nesta quinta-feira corroborou os relatos feitos anteriormente pela jovem.

Jhordana registrou queixa em uma delegacia logo após a agressão, ocorrida no dia 16 de outubro, quando ela se deslocava de trem pela capital francesa. O suspeito foi preso no dia 24 daquele mês, em Mantes-la-Jolie, nos arredores de Paris. Segundo o jornal Le Parisien, o homem tem 26 anos. Durante o ataque, a jovem foi empurrada, sofreu mordidas e outros tipos de agressão física.

A acusação atual é de tentativa de estupro, classificação que a defesa espera que seja mantida até o fim do processo. O advogado destacou ainda que o caso não é isolado e mencionou relatos recorrentes de agressões e incivilidades contra mulheres no transporte público da França.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Irmã de Ricardo Nunes é solta e vai cumprir medidas restritivas


Janaina Reis Miron, de 49 anos, irmã do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), presa após ser reconhecida pelas…


Janaina Reis Miron, de 49 anos, irmã do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), presa após ser reconhecida pelas…