Polícia Ambiental prende homem por caça ilegal e porte de arma durante operação na região de Maringá
Uma ação da Polícia Militar Ambiental resultou na prisão de um homem de 65 anos por crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo. A ocorrência foi registrada neste domingo, 18, em São Jorge do Ivaí, na região de Maringá, no Paraná, durante a Operação Verão Costa Noroeste 2025/2026.

Segundo a PM Ambiental, a equipe realizava policiamento ostensivo preventivo quando abordou uma motocicleta em deslocamento suspeito. Durante a fiscalização, os policiais constataram que o condutor transportava um animal silvestre da espécie cateto (Pecari tajacu), considerada ameaçada de extinção no estado do Paraná.
Além do animal abatido, os agentes localizaram uma arma longa do tipo carabina/fuzil, da marca Rossi, calibre .44 Magnum, acompanhada de 12 munições intactas do mesmo calibre, além de quatro facas. Embora o homem possuísse documentação legal da arma, com CRAF e registro no SIGMA válidos, o armamento estava sendo utilizado na prática de crime ambiental, o que configura infração penal e administrativa.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado, juntamente com todo o material apreendido, à 9ª Delegacia Regional de Polícia de Maringá, onde foram adotadas as providências legais cabíveis.
No local, a Polícia Militar Ambiental também lavrou 01 Auto de Infração Ambiental (AIA), no valor de R$ 5 mil, além de 01 Termo de Apreensão de Animal e Destinação (TAAD) e 01 Termo de Depósito (TD).
