Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de janeiro de 2026

Paraná vai perder dois voos internacionais a partir de março; veja os detalhes


Por Redação GMC Online Publicado 26/01/2026 às 09h29
Ouvir: 00:00

O Paraná terá uma redução na oferta de voos internacionais a partir de março. A companhia aérea Azul anunciou o encerramento de duas rotas internacionais que partiam do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). As ligações com Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai) deixarão de operar como parte de uma reestruturação da malha aérea da empresa.

image
Foto: Arnaldo Neto/AEN

Segundo a companhia, a decisão foi tomada após análises técnicas e operacionais, com foco na otimização da rede de voos. As duas rotas começaram a operar recentemente — Montevidéu em 2023 e Assunção em 2024 —, mas não atingiram índices satisfatórios de ocupação nem equilíbrio entre oferta e demanda. As operações internacionais eram realizadas com aeronaves Embraer E2, com capacidade para até 136 passageiros.

O que acontece com quem já comprou passagens?

Passageiros que adquiriram bilhetes para embarques a partir de março de 2026 receberão assistência conforme as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entre as alternativas estão reacomodação em outros voos disponíveis ou reembolso integral, de acordo com a necessidade e escolha do cliente.

Reforço nos voos nacionais a partir de Curitiba

Apesar da redução nos voos internacionais, a Azul anunciou a ampliação da malha aérea doméstica no Paraná, com reforço de frequências em rotas estratégicas a partir de Curitiba.

Na ligação Curitiba–Londrina, a operação será ampliada para 22 voos semanais. As partidas ocorrerão às terças, quintas, sábados e domingos, com saída da capital às 13h05 e chegada em Londrina às 14h20. Os voos serão operados por aeronaves ATR, com capacidade para 70 passageiros.

Já na rota Curitiba–Porto Alegre, a oferta passará de 44 para 68 voos semanais. As decolagens de Curitiba ocorrerão às segundas, quintas e sábados, às 5h55, com chegada à capital gaúcha às 7h35. No sentido inverso, de Porto Alegre para Curitiba, os voos sairão às quartas, sextas e domingos, às 18h55, com pouso previsto às 20h30 — também com aeronaves ATR.

Outra ampliação confirmada é na rota Curitiba–Confins (Belo Horizonte), que contará com 50 voos semanais. As operações serão realizadas com aeronaves Embraer 195-E2, com partidas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, às 16h20, e chegada prevista em Belo Horizonte às 18h.

Voos do Paraná a Lisboa começam em junho

ligação aérea direta entre a região de Curitiba e Lisboa, anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e executivos da TAP em 2025, começa a operar em poucos meses. A rota regular, com início em 2 de julho de 2026, terá três voos semanais saindo do Aeroporto Internacional Afonso Pena com destino à capital portuguesa. A venda de passagens está liberada e a compra deve ser feita no site da TAP Air Portugal, companhia aérea responsável pela nova conexão. Leia mais aqui.

Com informações da assessoria de imprensa e AEN

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação