Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de janeiro de 2026

Índice de evolução da produção industrial tem pior dezembro desde 2018, diz CNI


Por Agência Estado Publicado 26/01/2026 às 14h20
Ouvir: 00:00

O índice de evolução da produção industrial caiu 3,5 pontos, passando de 44,4 pontos em novembro para 40,9 pontos em dezembro de 2025, segundo a Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira, 26. Apesar de o recuo da produção ser comum entre novembro e dezembro de cada ano, a CNI ressaltou que ele foi mais intenso e disseminado em 2025 e o indicador registrou o pior resultado para o mês de dezembro desde 2018.

A edição de dezembro da Sondagem Industrial ouviu 1.341 empresas (552 pequenas, 459 médias e 330 grandes) entre os dias 5 e 14 de janeiro de 2026.

“Os dados reforçam o diagnóstico de desaceleração da indústria, que a gente vem acompanhando há algum tempo. Os estoques, por exemplo, continuam acima do planejado pelas empresas. Isso reforça uma certa frustração dos empresários e uma desaceleração da demanda mais forte do que prevista”, avaliou o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O índice de evolução do número de empregados ficou em 46,9 pontos em dezembro. Por estar abaixo dos 50 pontos, o indicador mostra que houve queda na quantidade de postos de trabalho do setor em relação a novembro. De acordo com a CNI, o emprego industrial também caiu mais que o usual para o período.

Já o desempenho da Utilização da Capacidade Instalada (UCI) recuou 4 pontos porcentuais entre novembro e dezembro, chegando aos 66%, patamar mais baixo para o mês desde 2017, o que, para a CNI, reforça a percepção dos empresários quanto à desaceleração da indústria.

O índice de evolução de estoque efetivo em relação ao usual caiu 0,1 ponto, fechando o ano em 50,6 pontos. O resultado indica que ainda há excesso de estoques em relação ao planejado pelas empresas, afirmou a entidade.

Melhora das expectativas

Todos os índices de expectativas subiram entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. O índice de expectativa de demanda por produtos industriais subiu de 50,2 pontos para 52,7 pontos, enquanto o indicador de expectativa de compra de insumos e matérias-primas passou de 49,2 pontos para 52 pontos.

Os dados mostram que os empresários esperam alta na procura por bens industriais e na compra de insumos e matérias-primas nos próximos seis meses, disse a CNI.

Outro indicador, o índice de expectativa de número de empregados, passou de 49 pontos para 49,9 pontos. Por fim, o indicador de expectativa de quantidade exportada aumentou 1,7 ponto, de 48,4 pontos para 50,1 pontos. Esses indicadores apontam tendência de estabilidade do total de trabalhadores e das exportações da indústria nos próximos seis meses.

Apesar disso, e após três altas consecutivas, a intenção de investimento caiu 0,2 ponto, passando de 55,9 pontos em dezembro de 2025 para 55,7 pontos em janeiro de 2026. O indicador começa o ano dois pontos abaixo do patamar registrado no início de 2025.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Primeira-ministra do Japão promete levar adiante corte de impostos com eleição se aproximando


A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, prometeu implementar um corte de impostos já no próximo ano fiscal, após convocar uma…


A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, prometeu implementar um corte de impostos já no próximo ano fiscal, após convocar uma…

Economia

UE adia decisão sobre retomada de votação de acordo comercial com EUA, diz eurodeputado


O Parlamento Europeu ainda não tomou decisão sobre a retomada dos procedimentos legislativos ordinários para a votação do acordo comercial…


O Parlamento Europeu ainda não tomou decisão sobre a retomada dos procedimentos legislativos ordinários para a votação do acordo comercial…

Economia

BC chinês apoia decisão de dobrar liquidez do mercado de yuan em Hong Kong, diz vice-presidente


A China segue avançando no fortalecimento da infraestrutura financeira voltada à ampliação do uso internacional do yuan, com Hong Kong…


A China segue avançando no fortalecimento da infraestrutura financeira voltada à ampliação do uso internacional do yuan, com Hong Kong…