Entenda por que raio caiu sobre pessoas em ato de Nikolas no DF. Vídeo
A queda de um raio durante a manifestação organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), no Distrito Federal (DF), no domingo, 25, fez com que mais de 80 pessoas necessitassem de atendimento médico, a maioria em função de quadro de hipotermia, sendo que 47 precisaram ser levadas a hospitais. A incidência de raios está associada a um tipo de nuvem. Entenda abaixo.

Assista:
Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Danilo Cabral, houve a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), criando uma massa de nebulosidade desde o oeste da região amazônica até o Sudeste, passando pelo DF.
“Nessa nebulosidade podem se formar as nuvens de tempestade, que a gente chama de cumulus nimbus. Normalmente é associada a esse tipo de nuvem há ocorrência de pancadas de chuva e quedas de raio. E é possível queda de granizo”, explicou.
De acordo com o meteorologista, pouco antes do inicío da chuva de domingo, houve um breve aquecimento do clima, reforçando a formação de nebulosidade.
“Esse tipo de chuva, esse tipo de nuvem é comum para esse época do ano. É a época chuvosa. Inclusive o Inmet emitiu dois avisos de chuva intensa, um amarelo e um laranja para o horário dessa tempestade”, afirmou.
