Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

31 de janeiro de 2026

Paratleta de Maringá transforma acidente em carreira vitoriosa em duas modalidades


Por Brenda Caramaschi Publicado 31/01/2026 às 08h44
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2026-01-30 at 21.08.01 (2)
Maringá abriga um dos melhores jogadores de handebol em cadeira de rodas do mundo, paratleta que também coleciona títulos no basquete. / Foto: arquivo pessoal

Maringá abriga um dos melhores jogadores de handebol em cadeira de rodas do mundo. Aos 32 anos, o paratleta Guilherme Alves Lourenço carrega no currículo títulos nacionais, conquistas internacionais e o prêmio máximo individual da modalidade: o de Jogador Mais Valioso (Most Valuable Player ou MVP) do Campeonato Mundial.

Natural do Rio Grande do Sul, Guilherme teve a vida transformada aos 18 anos, após um grave acidente de moto, em 2012. Internado por 89 dias, ele precisou amputar a perna esquerda em decorrência de uma infecção hospitalar. O impacto da notícia foi imediato, mas decisivo. Ainda no quarto do hospital, Guilherme fez uma escolha que mudaria sua história. 

WhatsApp Image 2026-01-30 at 21.08.01 (3)
Foi no esporte que Guilherme Alves Lourenço encontrou o impulso para se reconstruir. / Foto: arquivo pessoal

“Ou eu ia ser sempre a vítima, me lamentar pelo resto da vida, ou eu ia olhar o copo meio cheio e usar aquilo a meu favor”, relembra. Foi no esporte que ele encontrou o impulso para se reconstruir, física e emocionalmente. O primeiro contato veio com o basquete em cadeira de rodas, em uma associação de Balneário Camboriú, cidade vizinha a Itapema (SC), onde morava na época. O que começou como reabilitação logo se transformou em aprendizado e pertencimento para o paratleta.

“Ali foi uma grande escola. Aprendi muito mais do que jogar. Aprendi coisas do dia a dia, com atletas que já viviam com deficiência há anos”, conta. Em dois anos, Guilherme conquistou títulos expressivos, como o Parajasc e o Campeonato Catarinense. O talento abriu portas: primeiro em Curitiba, onde foi campeão do Parajaps, e depois em Maringá, para onde se mudou em 2017 após receber o convite para integrar um projeto ambicioso de alto rendimento. Foi na cidade que ele teve o primeiro contato com o handebol em cadeira de rodas, modalidade na qual se tornaria referência mundial. 

Há nove anos defendendo a equipe Kings, Guilherme soma múltiplos títulos brasileiros, finais nacionais no basquete e uma trajetória consolidada no esporte paralímpico nas duas modalidades. O auge veio em 2022, quando o paratleta foi eleito MVP do Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas, além de conquistar o título com a Seleção Brasileira e em 2024, ele também estava presente em quadra quando o Brasil ficou em terceiro lugar. “Vestir a camisa da seleção, ouvir o hino antes do jogo… Passa um filme na cabeça. É uma sensação que a gente nunca imagina viver. Poder estar representando o teu país,  alcançar uma seleção é algo muito bom na vida de um atleta”, emociona-se. E as conquistas mais recentes reforçam a grande fase: em 2025 Guilherme foi campeão brasileiro de handebol, artilheiro e atleta destaque da competição. E para 2026, a expectativa é de mais títulos: “É ano de mundial de handebol, e tem o nacional de basquete também”, ele avisa. 

WhatsApp Image 2026-01-30 at 21.08.01
Em 2026, o jogador maringaense mira no Mundial de Hanbebol em Cadeira de Rodas e no Brasileiro de Basquete. / Foto: arquivo pessoal

Mas o paratleta ainda enfrenta um desafio fora das quadras: a falta de visibilidade. “Temos um dos melhores jogadores do mundo aqui em Maringá, no Paraná, no Brasil, e pouquíssima gente sabe”, destaca um vídeo-manifesto que circula nas redes sociais, pedindo apoio de marcas, imprensa e patrocinadores. Guilherme Lourenço e os demais atletas da equipe maringaense seguem em busca de novos títulos — e de algo igualmente importante: reconhecimento.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Rybakina reage em jogo quase perdido, bate Sabalenka e conquista o Australian Open pela 1ª vez


Algoz de Aryna Sabalenka na decisão do WTA Finals de 2025, Elena Rybakina voltou a derrotar a tenista número 1…


Algoz de Aryna Sabalenka na decisão do WTA Finals de 2025, Elena Rybakina voltou a derrotar a tenista número 1…

Esportes

Marlon Freitas exalta trabalho do Palmeiras e valoriza seu início: ‘Já me sinto bem adaptado’


O trabalho com a camisa do Palmeiras está apenas no começo – disputou apenas cinco jogos -, mas Marlon Freitas…


O trabalho com a camisa do Palmeiras está apenas no começo – disputou apenas cinco jogos -, mas Marlon Freitas…

Esportes

Lucas Paquetá sai no BID e pode reestrear pelo Flamengo na Supercopa Rei contra o Corinthians


Lucas Paquetá está liberado para estrear pelo Flamengo. O nome do jogador foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da…


Lucas Paquetá está liberado para estrear pelo Flamengo. O nome do jogador foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da…