Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de fevereiro de 2026

Disney nomeia Josh D’Amaro como novo CEO da empresa no lugar de Bob Iger


Por Agência Estado Publicado 03/02/2026 às 16h20
Ouvir: 00:00

A Disney nomeou Josh D’Amaro, chefe de seus parques temáticos, para suceder Bob Iger como novo CEO da gigante do entretenimento. D’Amaro é o presidente da Disney Experiences, liderando os esforços para os parques temáticos, cruzeiros e resorts da empresa.

Ele assume o cargo de novo CEO da empresa em um momento em que a Disney está repleta de sucessos de bilheteria como Zootopia 2 e Avatar: Fogo e Cinzas e seu serviço de streaming está forte. Mas a empresa também enfrenta uma queda no número de visitantes estrangeiros em seus parques temáticos nos Estados Unidos, com o turismo norte-americano em declínio devido à agressiva política de imigração do governo Trump, além de conflitos com quase todos os parceiros comerciais do país.

A decisão sobre o próximo diretor executivo da Disney ocorre quase quatro anos depois da escolha desastrosa da empresa para substituir Iger, que acabou forçando-o a retornar ao cargo.

Apenas dois anos após deixar o cargo de CEO, Iger retornou à Disney em 2022, após um período de conflitos, erros e um desempenho financeiro em declínio sob a gestão de seu sucessor escolhido a dedo, Bob Chapek.

“Não teremos o mesmo drama da última vez, disso eu posso garantir”, disse o presidente da Disney, James Gorman, em entrevista à CNBC nesta terça-feira, 3.

Desta vez, a Disney buscou seu próximo CEO de forma meticulosa e metódica. A empresa criou um comitê de planejamento de sucessão em 2023, mas a busca começou de fato em 2024, quando a Disney contratou Gorman, que anteriormente atuava como presidente executivo do Morgan Stanley, para liderar o processo. Isso ainda lhe deu ampla oportunidade para avaliar os candidatos, já que Iger concordou com uma extensão de contrato.

Embora candidatos externos tenham sido considerados, esperava-se amplamente que a Disney escolhesse um candidato interno para se tornar seu próximo CEO. Os candidatos internos foram mentorados por Iger, interagiram com os 15 membros do conselho da empresa (incluindo Iger) e receberam treinamento externo.

Em breve, as atenções se voltaram para D’Amaro e para a copresidente da Disney Entertainment, Dana Walden, como as principais candidatas entre as nomeadas internamente pela Disney.

D’Amaro, que está na Disney desde 1998, tem liderado o investimento plurianual de US$ 60 bilhões da Disney em seus navios de cruzeiro, resorts e parques temáticos.

Ele também supervisiona a Walt Disney Imagineering, responsável pelo design e desenvolvimento dos parques temáticos, resorts, navios de cruzeiro e experiências imersivas da empresa em todo o mundo. Além disso, D’Amaro tem liderado os negócios de licenciamento da Disney, que incluem a parceria com a Epic Games.

Em sua função mais recente, Dana ajudou a supervisionar os negócios de streaming da Disney, juntamente com suas divisões de mídia de entretenimento, notícias e conteúdo. Ela ingressou na Disney em 2019. Antes disso, Walden passou 25 anos na 21st Century Fox e foi CEO do Fox Television Group.

Dana assumirá agora o cargo recém-criado de diretora criativa da The Walt Disney Co. Ela se reportará a D’Amaro.

Havia especulações de que a Disney poderia optar por nomear co-CEOs, uma prática que vem se tornando cada vez mais comum entre as empresas. Oracle e Spotify estão entre as que nomearam co-CEOs em 2025.

As nomeações de D’Amaro e Dana entram em vigor em 18 de março. As ações da Disney subiram mais de 1% no início do pregão.

*Com informações da AP

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Portabilidade de crédito via Open Finance entra em operação no Brasil; entenda como funcionará


A portabilidade de crédito via Open Finance começou a funcionar na segunda-feira, 2. A funcionalidade permite aos consumidores transferir empréstimos…


A portabilidade de crédito via Open Finance começou a funcionar na segunda-feira, 2. A funcionalidade permite aos consumidores transferir empréstimos…

Economia

MP do gás do povo incorpora proposta com incentivo para a indústria naval e setor de petróleo


O Senado Federal vai apreciar a Medida Provisória (MP) sobre o programa “Gás do Povo” no período da tarde desta…


O Senado Federal vai apreciar a Medida Provisória (MP) sobre o programa “Gás do Povo” no período da tarde desta…

Economia

Justiça protege Grupo Fictor contra credores por 30 dias


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) antecipou os efeitos da recuperação judicial do Grupo Fictor, que entrou com…


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) antecipou os efeitos da recuperação judicial do Grupo Fictor, que entrou com…