Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de fevereiro de 2026

Com decisão do STF, motorista pode ter CNH apreendida por dívidas em 2026; entenda


Por Redação GMC Online Publicado 11/02/2026 às 09h13
Ouvir: 00:00
CNH
Imagem Ilustrativa / Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser considerada constitucional para garantir o cumprimento de ordens judiciais. A medida tem gerado dúvidas entre motoristas sobre o risco de perder o documento por dívidas a partir de 2026.

A decisão da Suprema Corte, tomada em 2023, teve como base o Artigo 139 do CPC (Código de Processo Civil), desde que a medida não viole direitos fundamentais e respeite os princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

Segundo o STF, a suspensão da habilitação pode ser aplicada como forma de pressionar o devedor a cumprir determinações judiciais, mas sem caráter punitivo.

CNH apreendida por dívida: o que decidiu o STF

Conforme informações do STF notícias, a Justiça pode adotar providências necessárias para garantir a efetividade das decisões. A Corte classificou a suspensão da CNH como uma “medida coercitiva atípica”, desde que respeitados os direitos fundamentais.

Ainda de acordo com o Supremo, o objetivo principal da medida é combater a chamada “inadimplência da ostentação”, situação em que o devedor alega não ter dinheiro para pagar, mas mantém um padrão de vida elevado e incompatível com a suposta falta de recursos.

A decisão viola o direito de ir e vir?

Os ministros do STF entenderam que a apreensão da CNH não fere o direito de locomoção, pois o cidadão continua livre para se deslocar. O que ocorre é apenas a perda da autorização para dirigir veículos.

Mesmo assim, a Corte reforçou que a medida precisa seguir critérios rigorosos de proporcionalidade e razoabilidade, sem caráter de punição.

Tipos de dívidas que podem levar à apreensão da CNH

A suspensão da carteira de motorista é aplicada principalmente em casos de execuções de dívidas civis e títulos extrajudiciais.

Já débitos fiscais, como impostos e tributos, seguem regras próprias e, em geral, não resultam na apreensão da CNH, segundo o entendimento predominante do Judiciário.

Quem não pode ter a CNH apreendida

O STF também definiu situações em que a suspensão da habilitação não pode ser aplicada. Entre os casos protegidos estão:

  • Proteção ao exercício profissional: motoristas que dependem da CNH para trabalhar não podem ter o documento apreendido.
  • Respeito a direitos fundamentais: a medida não pode comprometer direitos como saúde, segurança ou dignidade.
  • Proporcionalidade e razoabilidade: a suspensão só pode ocorrer se for compatível com a gravidade da dívida e a conduta do devedor.

Com informações do ND Mais.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Motociclista morre após bater em carro futurista da Tesla na zona sul de SP


Um homem de 32 anos morreu após um acidente de trânsito na madrugada desta quarta-feira, 11, na avenida Cidade Jardim,…


Um homem de 32 anos morreu após um acidente de trânsito na madrugada desta quarta-feira, 11, na avenida Cidade Jardim,…

Geral

Megablocos terão mais agentes de segurança após tumulto no domingo (8)


Uma reunião realizada nesta terça-feira, 10, entre representantes da Prefeitura e da Secretaria Estadual da Segurança Pública de São Paulo…


Uma reunião realizada nesta terça-feira, 10, entre representantes da Prefeitura e da Secretaria Estadual da Segurança Pública de São Paulo…