Maringá teve partida de futsal mais longa do mundo; saiba como foi

Você sabia que Maringá entrou no Guinness Book, o Livro dos Recordes, por ter realizado a a partida de futsal mais longa do mundo? O feito ocorreu em 2011, na reinauguração do Ginásio de Esportes Chico Neto. Com 33 horas de duração, o jogo começou à 8h da manhã do dia 1º de dezembro e terminou às 17h do dia seguinte, superando em 40 minutos a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, em um jogo de 2009. O objetivo, além de entrar no Guinness Book, foi comemorar os 40 anos da Liga de Futsal de Maringá e os 50 anos do salonismo da cidade.
Os times eram formados por 12 atletas cada e o jogo contou com a participação de dez árbitros, quatro mesários e equipes médicas. A equipe amarela venceu a equipe verde por 473 a 459 gols.
Para a realização da maratona de futsal, a organização contou com árbitros e mesários da Federação Paranaense de Futsal, técnicos, fisioterapeutas, jornalistas, cinegrafistas, fotógrafos, técnicos de som, pessoal responsável pela alimentação dos atletas, que tiveram um cardápio elaborado pelo Departamento de Nutrição da Unicesumar e seguranças. Seguindo o regulamento do Guinness, os atletas que não estivessem atuando só poderiam ficar na lateral da quadra. Por isso, foram providenciados colchões e uma mesa de alimentos próximos do local. Toda a partida teve a transmissão online.
Durante a tentativa de bater o recorde dos potiguares, um telão foi instalado no ginásio apresentando trechos de “Histórias que a bola pesada contou”, documentário dirigido pelo jornalista Antonio Roberto de Paula sobre o futsal de Maringá. A produção, que tomou depoimentos de mais de cem pessoas ligadas ao esporte da cidade, tem cinco horas de duração.
Após a quebra do recorde, houve o amistoso entre o Santos, que tinha Falcão como o astro do time, e um selecionado de Maringá. Os santistas venceram por 5 a 2 com o Chico Neto lotado. Antes da partida, organizadores e jogadores que quebraram o recorde mundial foram chamados até a quadra e homenageados pela Secretaria de Esportes do município e pelo craque Falcão, sendo aplaudidos pelo público.
A partida foi organizada pelo jornalista Antonio Roberto de Paula e o produtor cultural Marcelo Carvalho. Em fevereiro de 2012, depois de enviada a documentação (registros, súmulas, vídeos, fotos, comprovantes de pagamentos de taxas e depoimentos de testemunhas, todas as informações em inglês), Antonio Roberto de Paula e Marcelo Carvalho receberam de Londres (Inglaterra) o certificado confirmando o recorde mundial de Maringá.

Novo recorde
A marca de Maringá foi superada em 2017. O recorde atual pertence à cidade de Birkenhead, no Reino Unido, onde a Fundação Lee Knight realizou uma partida que durou 50 horas.
Veja fotos da partida de futsal mais longa do mundo






Fotos: Museu Esportivo de Maringá.
