Município de Quinta do Sol realiza o festival Fefosol

No mês de agosto o município de Quinta do Sol, considerada a capital Paranaense do Folclore, realiza o Festival (Fefosol), que recebe grupos de danças folclóricas de várias regiões do Brasil e também de outros países.
O evento é referência no cenário cultural popular e único do gênero no Estado, e concentra suas atividades no palco principal montado no Centro de Eventos Osvaldo Silva.
Em 2022 o festival completa 15 anos e acontece de 02 a 05 de agosto e recebe grupos de diferentes partes do país:
- Raízes Litorâneas – Xangri-Lá/RS
- Flor de Atalaia – Cuiabá/MT
- Raízes Parauara – Parauapebas/PA
- Pôr do Sol – Quinta do Sol/PR
- Frutos do Pará – Belem/PA
- Tropeiros da Borborema – Campina Grande/PB
- Os Lusíadas – Maringá/PR
Evento gratuito de cunho social. A tradicão do Festival de Folclore, somada ao trabalho desenvolvido pelo Grupo Pôr do Sol, que participa de eventos por todo o Brasil e em vários países, transformou Quinta do Sol na “Capital Paranaense do Folclore”, através da Lei Estadual nº 19.662 de 20 de setembro de 2018.
O Fefosol tem como lema: “O encontro da cultura popular”.

O evento é uma realização da Associação de Pesquisa e projeção Folclórica Pôr do Sol com o apoio da Prefeitura Municipal de Quinta do Sol e patrocinadores específicos de cada edição.
Grupo Pôr do sol
Fruto do anseio pela pesquisa e projeção de danças típicas do Estado do Paraná, nasce em 2002 o Grupo Pôr do Sol, sediado na cidade Quinta do Sol.
Tem como objetivo principal, a reprodução da cultura do povo brasileiro, especialmente o Fandango Paranaense, conjunto de danças típicas do litoral do Paraná.
No seu repertório, incluem-se também as danças alusivas ao Paraná: Gralha Azul, Barreado, Colheita do Café, Balainha e Cuá-Fubá, bem como, manifestações de todas as regiões do Brasil: Boi de Mamão, Carimbó, Danças e Quadrilha Nordestina e Samba, entre outras.
O Pôr do Sol, mesmo não sendo um grupo de folclore autêntico, é um dos maiores divulgadores da Cultura paranaense.
Nos seus 20 anos de existência, participou de festivais em vários Estados do Brasil, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo e em países como: Peru, Chile, França, Bélgica, República Tcheca e Polônia.