Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de janeiro de 2025

Paraná declara epidemia de H3N2 após confirmar 832 casos


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 12/01/2022 às 14h58 Atualizado 20/10/2022 às 11h23
Ouvir: 00:00
Foto: Arquivo/AEN

A primeira morte pela variante H3N2 do vírus Influenza no Paraná foi em 11 de dezembro, em Maringá. O caso foi divulgado dias depois e na época não se falava nem em surto da doença.

Mas um mês depois da primeira morte , em entrevista coletiva nesta terça-feira, 12, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, declarou epidemia de H3N2 no Paraná. São 832 casos confirmados e 12 mortes pela nova cepa. 

Os casos foram confirmados em 144 cidades e a transmissão comunitária foi detectada pela Rede Sentinela, que realiza testes por amostragem em todo o estado para detectar a circulação de vírus. 

“A Rede Sentinela é organizada de maneira perene e ela consegue detectar a circulação de vírus no estado do Paraná. Então, se nós temo 832 confirmados de H3N2, nós fizemos uma extrapolação, tendo em vista por exemplo o trabalho de teste de covid que vem sendo feito no litoral. Os municípios do litoral, com esse contingente de visitantes e turistas, cada município tem feito 700/800 exames por dia. Fatalmente nós teremos ali um número muito maior do que esses 832 casos”, explica o secretário.

LEIA TAMBÉM – Saúde confirma primeiro caso da variante Ômicron no Paraná

A cepa H3N2 explica o aumento de casos de gripe numa época incomum como o verão. O secretário de Saúde alertou para a importância da vacinação e das medidas sanitárias.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação