Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Maringá tem 7 ‘miniportas’ espalhadas pela cidade; veja os endereços


Por Creative Hut Publicado 16/04/2021 às 20h15 Atualizado 24/02/2023 às 10h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A primeira ‘miniporta’ de Maringá foi instalada em meados de fevereiro, tímida, ao lado do portão de acesso secundário do Parque do Ingá. Agora, já são 7 delas espalhadas por diversos pontos da cidade, cada uma com um design diferente, e cheias de detalhes – veja abaixo. São pequenas no tamanho, mas grandes na inspiração.

O artista é um apucaranense, de 70 anos, publicitário aposentado, que mora em Maringá há cerca de dez anos. O projeto é um convite para exercitar o ‘faz de conta’ e dar asas à imaginação. É para que as pessoas se questionem: “o que será que tem atrás da ‘miniporta’?”, e criem suas próprias histórias.

Clique aqui para receber as notícias do GMC Online no seu Whatsapp.

Conheça as 7 ‘miniportas’:

  • Parque do Ingá

A ‘miniporta’ do Parque do Ingá é feita de madeira e foi instalada no local no dia 14 de fevereiro deste ano. Está instalada ao lado do portão de acesso secundário do parque, na Avenida São Paulo.

  • Mercadão Municipal

A segunda portinha foi feita de madeira com detalhes em acrílico. Está instalada ao lado da entrada do Mercadão Municipal, na Avenida Prudente de Morais, na Zona 7, desde o dia 6 de março.

  • Praça Rocha Pombo

A terceira ‘miniporta’, feita de madeira com detalhes em metal e alumínio, foi colocada perto do centro da Praça Rocha Pombo, na Zona 1, no dia 6 de março.

  • Teatro Reviver

Feita de madeira no estilo rústico, a quarta ‘miniporta’ de Maringá foi colocada na frente do Teatro Reviver, na Praça Todos os Santos, na Zona 2. A obra está no local desde o dia 18 de março.

  • Avenida Center

A quinta ‘miniporta’ de Maringá é feita de madeira e enriquecida com vários detalhes em miniatura, incluindo o Totó, um ‘minicão’ fujão. Foi instalada ao lado do acesso principal do Shopping Avenida Center, na Avenida São Paulo, no dia 1º de abril.

  • Paço Municipal

Feita basicamente de madeira, inclusive na réplica do mármore carrara, a sexta ‘miniporta’ de Maringá tem traços que remontam a antiguidade clássica. Foi instalada ao lado do acesso principal do Paço Municipal, na Avenida XV de Novembro, no dia 9 de abril.

  • Maringá Park

A sétima obra foi instalada nesta sexta-feira, 16 de abril, na marquise do Shopping Maringá Park, na esquina da Avenida São Paulo com a Rua Néo Alves Martins. A obra remete à educação: um quadro-negro com o alfabeto e alguns números e, ao centro, lápis de cor que formam a porta, além de uma escada suspensa. A ideia é simbolizar as dificuldades da educação e, ao mesmo tempo, mostrar a recompensa de quem busca o conhecimento, segundo o artista.

A meta do artista é instalar, pelo menos, 15 miniportas em Maringá. No site do projeto, há um mapa com a localização das miniaturas, além de um espaço onde as pessoas podem expor o que imaginam que tem atrás da porta –  www.miniportas.com.br. No link, também é possível encomendar uma miniporta exclusiva. Os recursos serão aplicados na criação de novas portas para os espaços públicos e para a manutenção de todas que já foram instaladas. O projeto também tem Instagram.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação