Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Apae de Maringá faz 1,2 mil atendimentos diários


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 23/08/2022 às 14h47 Atualizado 20/10/2022 às 16h03
Ouvir: 00:00
Foto: Reprodução

Do dia 21 ao dia 28 de agosto está ocorrendo em todo o país a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. 

É uma campanha de conscientização sobre a verdadeira inclusão e a importância de políticas públicas para pessoas que têm algum tipo de deficiência. 

O tema da campanha este ano é “Superar barreiras para garantir inclusão”. O presidente da Apae de Maringá, Evandro de Castro, foi até a Câmara Municipal na sessão desta terça-feira, 23, para falar sobre o tema. Segundo ele, o principal desafio é que a sociedade se coloque no lugar do outro.  

“Precisamos que a sociedade acolha essas pessoas, entenda as limitações deles. […] Uma das grandes premissas é a acessibilidade, rampas de acesso, acesso aos lugares públicos. Toda a sociedade tem que ter um olhar voltado para entender as limitações que as pessoas possuem, para entender a dificuldade. Quando você quebra uma perna e anda de muleta, você entende a dificuldade que é pra andar com uma muleta, imagina uma pessoa que passa uma vida inteira numa cadeira de rodas”, diz Evandro.

A Apae de Maringá realiza diariamente 1.287 atendimentos em vários programas. São programas que acompanham a pessoa com deficiência desde antes do nascimento até a velhice. [ouça o áudio acima]

“Tranformar luto em luta, que é esse projeto que nós temos com a Secretaria de Saúde. […] Nós somos comunicados cada vez que uma pessoa descobre que uma pessoa vai ter um filho com deficiência. Nesse momento, nós entramos em contato com a família, levamos assistente social, psicólogos, para dar um fortalecimento na recepção dessa pessoa com deficiência. Nós temos a escola, a Apae é uma escola […] onde temos as nossas crianças de até 17 anos. Depois disso nós temos nossos trabalhos com os adultos, então são vários projetos que nós temos com as empresas para esse trabalho protegido que é realizado dentro da Apae. E também temos o acompanhamento desses alunos nas empresas e no caso pra cumprimento da lei de cotas. Também temos o nosso trabalho, que é o “Projeto Viver Bem”, que é o nosso projeto com os idosos”, explica Evandro.

A fanfarra da Apae de Maringá fez uma apresentação no plenário do Legislativo.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação