Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Túnel secreto na Catedral de Maringá? Saiba como essa história surgiu


Por Creative Hut Publicado 24/07/2021 às 10h30 Atualizado 20/10/2022 às 12h20
Ouvir: 00:00
Túnel secreto na Catedral de Maringá? Saiba como essa história surgiu
Foto: Reprodução/Facebook

Você provavelmente já ouviu falar sobre um túnel de 1,2 km, com cerca de 28 metros de profundidade, na Catedral de Maringá. O caminho subterrâneo, que passaria por baixo da calçada central da Avenida Getúlio Vargas, cruzaria as avenidas Brasil, João Paulino e Prudente de Morais, e chegaria ao Estádio Willie Davids é, na verdade, uma brincadeira inventada há cerca de dez anos que viralizou. Mas você sabe como essa história surgiu? O GMC Online foi atrás da resposta.

Um texto falando sobre o famoso túnel secreto foi publicado no dia 1º de abril de 2011, Dia da Mentira, em um blog de jovens de uma igreja de Maringá – veja a publicação abaixo. O autor da história, que preferiu não se identificar, disse à reportagem do GMC Online que o objetivo era conscientizar os leitores sobre a disseminação de fake news. No fim da publicação, o blog esclarecia que se tratava de uma brincadeira, inclusive com um desenho do Pinóquio, personagem conhecido por contar mentiras.

“O blog era quase um canal de entretenimento gospel: a gente postava vídeos legais que encontrava na internet e também tínhamos o hábito de fazer algumas brincadeiras nesse sentido. Estávamos falando sobre os cuidados com as fake news e colocamos uma boa ressalva no final, com uma imagem do Pinóquio. Era para ser uma conscientização, mas ‘o tiro saiu pela culatra’. Éramos jovens e, mesmo tendo todo o cuidado, não sabíamos que a história poderia ter essa repercussão e o feitiço virar contra o feiticeiro”, detalha o autor.

O texto contava com personagens fictícios, como um padre e o prefeito, que teria dito que o local se tornaria um dos grandes pontos turísticos de Maringá. Fotos que seriam do tal túnel e um mapa mostrando a passagem subterrânea deixaram a publicação ainda mais real. A inspiração para criar a história veio de blogs internacionais, segundo o autor.

“Na época, eu acompanhava muitos blogs e tinha umas brincadeiras muito boas que empresas grandes faziam no dia 1º de abril. Até o Google já fez isso, dizendo que seria possível transmitir cheiro pelo monitor do computador. Essas brincadeiras inspiraram a gente a fazer por aqui também. Mas para criar esse senso de interesse local, pensamos: o que tem em Maringá? Tem a Catedral, tem o estádio… e imagina se estivessem conectados? Tinha que ter um ar de mistério e também ser algo difícil de verificar, algo que despertasse interesse”, explicou o autor da história. O blog foi tirado do ar tempos depois.

Veja o post feito no blog da igreja em 2011:

Texto sobre o túnel da Catedral de Maringá foi publicado em um blog em 2011. Foto: Reprodução

Rica em detalhes, a história parecia, de fato, verdadeira. E o empresário Wilson Matos Filho, 47 anos, que frequentava a mesma igreja, publicou o texto em seu Facebook um ano depois, em 1º de abril de 2012 – com o mesmo tom de brincadeira. Anos depois, em 2016, ele publicou novamente e a história viralizou – veja abaixo.

“Ele [autor do texto] escreveu tão bem escrito, que eu gostei da ideia e postei no meu Facebook. Como a história ficou muito bem estruturada e parecia verídica, viralizou. Muitas pessoas não leram até o final, onde dizia que era uma publicação de 1º de abril. Era uma história envolvente e gerou muita curiosidade, mas eu não tinha noção que ia viralizar. Foi uma das minhas postagens que mais teve repercussão. […] É só uma brincadeira, mas seria bacana se tivesse mesmo um túnel, seria um ponto turístico para Maringá”, relatou Wilson Matos Filho ao GMC Online.

Veja a publicação feita por Wilson Matos Filho em 2016:

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação