Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Porto Rico cadastra imóveis de veraneio para aumentar controle sobre festas


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 22/04/2021 às 13h25 Atualizado 24/02/2023 às 13h02
Ouvir: 00:00
Foto: Reprodução/Site Visite Porto Rico

Porto Rico é uma cidade turística que recebe milhares de visitantes em fins de semana, feriados prolongados e férias. E onde tem turista tem festa. Mas com a pandemia, as festas em Porto Rico entraram na mira da fiscalização. 

Um decreto proíbe reuniões familiares, ou de amigos com mais de dez pessoas. 

Para aumentar o controle, a Prefeitura de Porto Rico realizou na última semana um cadastramento das casas que são alugadas para temporadas. 

O cadastro foi realizado junto às imobiliárias da cidade. Ficaram de fora os imóveis alugados diretamente pelo proprietário. 

A cidade tem 53 casas de veraneio disponíveis para alugar em imobiliárias.

O secretário de Turismo e Meio Ambiente, Márcio Cavalari de Andrade Alves, justifica o cadastro como uma ferramenta a mais no combate às aglomerações.

“Quando tiver alguma denúncia de festa clandestina, a gente já sabe quem é o proprietário e a gente vai chegar lá e dar uma notificação para ele, para que não aconteça mais esse tipo de locação para festas com muitas pessoas”, explica o secretário de Turismo e Meio Ambiente.

Segundo o secretário, o cadastramento não enfrentou resistência das imobiliárias.

“Como a gente fez esse primeiro levantamento direto na imobiliária, não teve resistência nenhuma das imobiliárias. E, em cima disso, elas já vão passando essa situação para não ter mais esse tipo de aglomerações nas residências”, fiz Alves.

O valor da multa em casos de flagrantes de festas varia de acordo com o número de pessoas. Além da multa aplicada pela Vigilância Sanitária, a Polícia Militar pode autuar por som alto e perturbação do sossego.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação