Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de setembro de 2024

Relembre algumas curiosidades sobre o Parque Alfredo Nyffeler, o Buracão de Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 02/05/2021 às 15h25 Atualizado 24/02/2023 às 18h49
Ouvir: 00:00
Foto: Val Silva/Maringá em Fotos

Inaugurado em 1988, o Parque Alfredo Nyffeler, popularmente conhecido como “Buracão”, já faz parte da história de vida dos maringaenses. A área de lazer, localizada na região da Vila Morangueira, possui 104 mil m² e está situado em uma zona de proteção ambiental. A nascente do Ribeirão Morangueiro fica em seu interior.

Com décadas de existência, muitas pessoas ainda não conhecem a história de seu surgimento, que se mistura em meio ao próprio ‘nascer’ de Maringá. Quem dá nome ao parque é o pioneiro Alfredo Werner Nyffeler, que veio ao Brasil em 1923, vindo da Suíça. Inicialmente exercendo moradia no Rio de Janeiro, Nyffeler mudou-se para Maringá em 1942, quando comprou uma porção de terras e fundou a Fazenda Maringá, especializada no cultivo de café. A Fazenda possuía mais de 126 alqueires.

Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo Whatsapp.

Hoje, o espaço se localiza entre os bairros Jardim Alvorada e Vila Morangueira. Segundo o Maringá Histórica, a Fazenda era cercada antes de virar um parque no futuro, já que crianças e adolescentes entravam no local para brincar. E com o passar dos anos, é claro, muitas histórias interessantes surgiram no local. Confira algumas:

Como surgiu o nome “Buracão”?

Foto: Suely Sanches/Maringá em Fotos

Em 2019, o projeto “Maringá Histórica” produziu um mateiral especial sobre o Parque. Segundo relatos de moradores, o nome buracão surgiu há cerca de 40 anos. Na área, havia muitas árvores e no meio delas um buraco, com uma nascente que formava uma pequena cachoeira e um lago. O nome teria vindo do lago que se formou no centro das árvores. Com o passar dos anos, a área ficou degradada e as pessoas descartavam lixo no local. Havia até carcaça de veículos dispensadas no lugar.

Em 1986, o então secretário de Serviços Urbanos de Maringá, Antonio Tortato, iniciou um projeto de recuperação da área. A iniciativa ficou sob responsabilidade do engenheiro Carlos Augusto Lopes e sua implementação levou cerca de 2 anos.

Foi realizada uma raspagem do solo e, após o procedimento, a área recebeu uma nova camada de terra. O lago artificial fazia parte do projeto paisagístico e foi construído com uma barragem e uma mureta, que contorna a bacia hidráulica. O parque foi inaugurado em 1988 e hoje tem equipamentos para prática de esporte, palco e playground. Pode-se até realizar pesca esportiva em seu lago.

Família morre em lago do Parque Buracão, em 1991

Foto: O Diário do Norte do Paraná de 5 de fevereiro de 1991 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Contribuição de Veroni Friedrich / Acervo Maringá Histórica. 

Nem só de história felizes é formado o Parque Alfredo Nyffeler. Em 3 de fevereiro de 1991, uma tragédia marcaria a história do local. Por volta das 22h30, um veículo modelo Chevette 1974 perdeu o controle e, descendo a rua Montevidéu, atravessou o alambrado externo do Parque Alfredo Werner Nyffeler, derrubou a cerca e caiu no lago. O carro era ocupado por quatro pessoas da mesma família.

Embora o resgate tenha levado apenas 10 minutos, todos os ocupantes do veículo morreram afogados. Os ocupantes do automóvel eram José Benedito Marques de Oliveira, 31 anos, que estava dirigindo; sua mulher, Vilma Marques de Oliveira, 24 anos; além dos filhos do casal, Edivânia, 6 anos, e Edilson, 4 anos. Ainda conforme o Maringá Histórica, durante o resgate, um veículo da PM que estava levando os corpos acabou colidindo com um Fusca, no cruzamento da Avenida Colombo com a Morangueira. O novo acidente resultou apenas em danos materiais. 

A foto acima é de dias depois do acidente, com técnicos da Prefeitura concertando o alambrado danificado.

Vídeo raro mostra como era o ‘Buracão’

Publicado pela Maringá Histórica no último dia 13 de dezembro, um vídeo mostra como era a região conhecida como “Buracão da Morangueira”.  A área tinha uma grande erosão no centro. Confira as imagens abaixo:

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação