Com covid, homem de 85 anos morre em casa após ceder leito para paciente mais novo

Um homem de 85 anos morreu em casa com baixos níveis de oxigênio após ceder o próprio leito na enfermaria para um paciente mais novo. A situação aconteceu em Nagpur, na Índia.
Narayan Dabhalkar foi levado para o hospital no dia 22 deste mês e mantido temporariamente em uma sala de pronto socorro por falta de leitos. Enquanto esperava a liberação de uma vaga, o idoso presenciou uma mulher de 40 anos implorando aos médicos uma cama para o seu marido.
Horas depois, Dabhalkar conseguiu um leito, mas não aceitou e preferiu ir para casa, mesmo contra as orientações médicas. A filha dele, Aasawari Kothiwan, explicou ao The Times of India (TOI), um portal de notícias indiano, que ele havia dito que já tinha vivido sua vida e que preferiria deixar o leito para o destino em vez de ocupar a cama que um paciente mais jovem pudesse usar.
Os funcionários do hospital explicaram que a cama não poderia ser cedida para uma determinada pessoa escolhida pelo idoso, mas mesmo assim, ele insistiu em receber alta contra a vontade dos médicos responsáveis.
Na segunda-feira, 26, uma postagem viralizou nas redes sociais. A notícia era que Dabhalkar, um funcionário do governo aposentado de Maharashtra e um membro ativo do RSS, havia “sacrificado uma cama” por um jovem paciente, indo contra a opinião da família e dos médicos.
A filha de Dabhalkar afirmou ao TOI que todos da família estão com covid-19 e foram positivados no dia 19 de abril, mas que os últimos momentos da vida do pai foram bem dolorosos.
Os dados são do TOI.
