Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

30 de abril de 2024

Após acidente, Umuarama Futsal tem data para voltar aos treinos


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 26/07/2021 às 12h52 Atualizado 20/10/2022 às 12h37
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Ilustrativa/Reprodução/Umuarama Futsal/Instagram

O Umuarama Futsal voltará a treinar na próxima segunda-feira, 2. O time, que sofreu um acidente de ônibus no começo deste mês, contratou cinco jogadores para substituir aqueles que ainda estão em tratamento médico. O primeiro jogo será dia 10 de agosto. A equipe, que enfrenta dificuldades financeiras, criou uma vaquinha virtual para arrecadar recursos.

O ônibus onde o time de futsal de Umuarama viajava tombou no dia 8 de julho, em Guaratuba. Duas pessoas morreram: o motorista Osvaldo Silva, de 71 anos, e o coordenador das categorias de base Paulo Vitor Gonzales, de 30 anos.

A equipe viajava para Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, onde disputaria uma partida da Taça Brasil de Futsal.

Com o acidente, a participação do Umuarama no campeonato ficou suspensa e será retomado no próximo dia 10 de agosto. 

A Afsu Umuarama Futsal se prepara para retomar os treinos no dia 2 de agosto, segunda-feira que vem. 

Cinco jogadores ainda estão em tratamento médico, alguns com fraturas nas mãos, e não poderão voltar agora. Cinco atletas foram contratados para substituí-los. É o que explica o técnico Nei Victor.

“Dos atletas que estavam disputando a Liga e o campeonato estadual, nós vamos ter seis jogadores à disposição, para retornar agora para o treinamento, com mais dois jogadores do sub-20, vai dar um total de oito jogadores para voltar segunda-feira, dos que estavam envolvido no acidente”, afirma o técnico.

“O Umuarama está contratando mais cinco jogadores para completar o grupo, no lugar daqueles cinco que não puderam voltar treinar em menos de 30 dias”, diz Nei Victor. “Nós voltamos a jogar dia 10, lá em Jaraguá, o jogo do acidente, a gente vai voltar a realizar ele dia 10, pela Copa do Brasil, é o jogo de ida. E dia 14 joga o jogo de volta aqui [em Umuarama], contra eles”, detalha.

“A gente vai voltar a jogar os jogos do Campeonato Paranaense dentro desse mês de agosto e voltamos a jogar a Liga Nacional no final de agosto. Foi o acordo que o clube fez com a Federação e a Liga Nacional. Então, nós voltaremos a disputar todas as competições que nós estávamos disputando, só que com um elenco renovado e outras datas de jogos remarcados”, completa.

Se as condições físicas são fáceis de dimensionar, o difícil é avaliar o emocional da equipe, o que só será possível com a volta às quadras.

“Eu não sei ainda como é que meus atletas vão reagir, como é que eu vou reagir, a comissão técnica a hora que entrar no ginásio de volta para treinar. Então, tudo isso vai ser um processo que vai ter que ser dia a dia, a gente não vai ter como prever as coisas, porque cada um reage de um jeito. Infelizmente, a gente sabe que a vida tem que seguir. Nós estamos vivos, graças a Deus, nós tivemos a possibilidade de continuar vivos e nós temos que continuar fazendo o que nós sabemos fazer, que é trabalhar no futsal”, comenta Nei Victor.

Por causa do acidente e das despesas extras que surgiram, as condições financeiras do time não estão nada boas. Uma vaquinha virtual foi criada para arrecadar recursos.

“Além das despesas que o seguro vai cobrir ainda, mas vai cobrir ainda, então o Umuarama tem que bancar todos esses tratamentos desses atletas. Ainda bem que a comunidade médica de Umuarama está ajudando muito […]. Além disso, tem que bancar o compromisso com esses jogadores que estão machucados até dezembro, que é o contrato deles porque não tem como não bancar e eles não vão jogar. Teve que contratar cinco, então são cinco salários a mais que tem que entrar no orçamento”, explica o técnico.

No domingo, 1º, haverá uma reunião com elenco e comissão técnica. Será o primeiro encontro após o acidente.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação