Com descentralização das bases da Guarda e qualificação do efetivo, número de prisões e apreensões cresce em Maringá

O trabalho para a segurança dos maringaenses realizado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Guarda Civil Municipal, tem gerado resultados que refletem a efetividade da atuação. Neste ano, em relação ao ano passado, cresceu o trabalho de abordagens a pessoas e a veículos em situações suspeitas, de apreensão de armas de fogo, captura de pessoas com mandados de prisão e recuperação de veículos furtados ou roubados.

Entre 1º de janeiro e 31 de outubro de 2025, a abordagem a pessoas em atitude suspeita avançou de 286 para 921 (222%) e a veículos de 39 para 320 (721%), em relação ao mesmo período do ano passado. Em razão disso, foram recuperados 57 veículos furtados ou roubados, enquanto nos mesmos meses do ano passado 11 veículos foram recuperados (418% de aumento). Também cresceram as prisões de pessoas com mandados de 13 para 88 (577%). Além disso, foram registradas sete apreensões de armas de fogo neste ano, contra uma no período anterior.
“Esses números não refletem um aumento na criminalidade, mas sim na efetividade do trabalho da Guarda Civil de Municipal de Maringá. Significam menos criminosos e menos armas nas ruas. Temos intensificado esforços para oferecer com qualidade o que é um direito social da comunidade, que é a segurança pública”, frisa o secretário de Segurança, Delegado Luiz Alves.
