Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

De volta ao Centro de Maringá, celebrações da Independência do Brasil reúnem cerca de 10 mil pessoas


Por GMC Poder Publicado 08/09/2025 às 09h28
Ouvir: 00:00

Neste domingo, 7, as celebrações da Independência do Brasil em Maringá tiveram a tradição recuperada com a volta das festividades para a região central da cidade. A Festa Cívica, organizada pela Prefeitura de Maringá, ocorreu nas avenidas XV de Novembro e Getúlio Vargas e reuniu cerca de 10 mil pessoas. A comemoração marcou o retorno do desfile cívico para o emblemático cenário do Paço Municipal e reuniu diversos serviços gratuitos por meio do ‘Maringá + Cidadania’. 

9096c719-acb1-4edf-b302-4484afd88d23

Durante a solenidade, a comunidade foi recepcionada por canções populares executadas pela Banda de Música do 4º Colégio da Polícia Militar. A cerimônia teve início com a guarda bandeira formada pelos alunos do 4º Colégio da Polícia Militar. A bandeira do Brasil foi conduzida pela aluna Maria Fernanda Bergamim Gozzi, a bandeira do Paraná pelo aluno João Gustavo Sodré, e a bandeira de Maringá pela aluna Mariana Moreira Morato. O Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência foram executados pela banda e, na sequência, mais de 3 mil pessoas de 40 instituições desfilaram na avenida. 

A cerimônia contou com a presença de autoridades, representantes do Executivo e Legislativo, além de pioneiros, forças de segurança e membros da sociedade civil organizada. O prefeito Silvio Barros agradeceu aos participantes do desfile e toda comunidade presente. “Estamos comemorando a Independência do Brasil de Portugal e é muito justo que comemoremos. No entanto, nossa verdadeira independência precisamos buscar todos os dias, com muito trabalho, dedicação e patriotismo. Que essa Festa Cívica seja um momento para reforçar isso e que possamos trabalhar duro para que nosso país continue independente”, disse. 

O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destacou a importância do retorno das festividades à região central da cidade. “É importante para que as pessoas consigam acompanhar com mais facilidade. Neste ano, outra novidade foi a Festa Cívica, com o ‘Maringá + Cidadania’ e prestação de serviços para a comunidade”, disse. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC Poder

Bastidores, notícias e análises do poderes. Um espaço mantido pela Redação do GMC Online e colaboradores.