Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Em Maringá, governador assina convênio para obras de duplicação do Contorno Sul


Por GMC Poder Publicado 10/09/2025 às 18h23
Ouvir: 00:00

Nesta quarta-feira, 10, Maringá celebrou um passo importante para solucionar a demanda histórica da comunidade por melhorias na Avenida Prefeito Sincler Sambatti (Contorno Sul). O governador Ratinho Junior autorizou a celebração do convênio entre o Governo do Paraná e a Prefeitura de Maringá para a duplicação em concreto da via. A cerimônia ocorreu no Auditório Hélio Moreira e contou com a presença do prefeito Silvio Barros e de diversas outras autoridades. A obra, que será realizada com recursos do governo estadual, está estimada em R$ 450 milhões.

729f77a9-4766-4978-a488-14827ab0d250

O projeto prevê a revitalização de toda a extensão do Contorno Sul, que tem 11 quilômetros, com a duplicação em concreto. A solução tem maior resistência ao desgaste causado, com o dobro da durabilidade do asfalto. A obra contemplará a construção de 18 viadutos, passarelas e novos acessos. Em fevereiro deste ano, o governador Ratinho Júnior havia anunciado a parceria durante evento em Maringá, após solicitação do prefeito Silvio Barros. O projeto foi doado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e teve acompanhamento da Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras Públicas.

“É a maior obra dos últimos 30 anos de Maringá, um projeto muito bem feito e doado pela sociedade civil organizada aqui de Maringá, que tem já essa tradição de ajudar o poder público com projetos. Fico feliz por estar aqui anunciando essa obra que vai resolver o maior problema de Maringá e região”, destacou o governador Ratinho Júnior. Ele ressaltou que trata-se de uma obra moderna, com passagens em nível que vão melhorar o deslocamento das pessoas, trazer mais tranquilidade aos moradores e beneficiar toda a região metropolitana. De acordo com o governador, após a realização das audiências públicas com a comunidade, a obra poderá ser licitada, o que deve ocorrer até o fim do ano. 

O projeto de duplicação do Contorno Sul tem sido discutido com os moradores da região. As obras, além de beneficiarem a comunidade local, também vão garantir melhorias para o trânsito metropolitano. O trecho é usado para acessar as cidades de Paiçandu, Marialva, Sarandi e também pelos motoristas que saem da cidade em direção a Paranavaí e Campo Mourão.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC Poder

Bastidores, notícias e análises do poderes. Um espaço mantido pela Redação do GMC Online e colaboradores.