Em Maringá, governador assina convênio para obras de duplicação do Contorno Sul

Nesta quarta-feira, 10, Maringá celebrou um passo importante para solucionar a demanda histórica da comunidade por melhorias na Avenida Prefeito Sincler Sambatti (Contorno Sul). O governador Ratinho Junior autorizou a celebração do convênio entre o Governo do Paraná e a Prefeitura de Maringá para a duplicação em concreto da via. A cerimônia ocorreu no Auditório Hélio Moreira e contou com a presença do prefeito Silvio Barros e de diversas outras autoridades. A obra, que será realizada com recursos do governo estadual, está estimada em R$ 450 milhões.

O projeto prevê a revitalização de toda a extensão do Contorno Sul, que tem 11 quilômetros, com a duplicação em concreto. A solução tem maior resistência ao desgaste causado, com o dobro da durabilidade do asfalto. A obra contemplará a construção de 18 viadutos, passarelas e novos acessos. Em fevereiro deste ano, o governador Ratinho Júnior havia anunciado a parceria durante evento em Maringá, após solicitação do prefeito Silvio Barros. O projeto foi doado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e teve acompanhamento da Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras Públicas.
“É a maior obra dos últimos 30 anos de Maringá, um projeto muito bem feito e doado pela sociedade civil organizada aqui de Maringá, que tem já essa tradição de ajudar o poder público com projetos. Fico feliz por estar aqui anunciando essa obra que vai resolver o maior problema de Maringá e região”, destacou o governador Ratinho Júnior. Ele ressaltou que trata-se de uma obra moderna, com passagens em nível que vão melhorar o deslocamento das pessoas, trazer mais tranquilidade aos moradores e beneficiar toda a região metropolitana. De acordo com o governador, após a realização das audiências públicas com a comunidade, a obra poderá ser licitada, o que deve ocorrer até o fim do ano.
O projeto de duplicação do Contorno Sul tem sido discutido com os moradores da região. As obras, além de beneficiarem a comunidade local, também vão garantir melhorias para o trânsito metropolitano. O trecho é usado para acessar as cidades de Paiçandu, Marialva, Sarandi e também pelos motoristas que saem da cidade em direção a Paranavaí e Campo Mourão.
