Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de janeiro de 2025

Equipe técnica do CODEM se reúne com a nova secretária de Aceleração Econômica e Turismo de Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 07/01/2025 às 15h22
Ouvir: 00:00
image
Foto: Reprodução

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá atua de forma bastante alinhada à SAET – Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo e neste primeiro encontro a gerente do CODEM, Juliana Franco, fez questão de apresentar toda a estrutura do conselho, as instituições que fazem parte e o papel das Câmaras Técnicas que atuam diretamente em 8 setores da sociedade – Educação, Saúde, Financeira e seguros, Turismo, Urbanismo, Agronegócio, Indústria e TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação.
Um dos principais temas abordados foi o Plano de Aceleração Econômica de Maringá (PAEM), lançado no fim de 2024.

O Plano de Aceleração apresenta um conjunto de medidas destinadas a incentivar o investimento privado, aumentar o investimento público em infraestrutura e vencer obstáculos que dificultam o crescimento.

Desde que foi criado, o CODEM tem como objetivo apresentar diretrizes e visões para o futuro da cidade. Foi assim nos documentos Maringá 2020, Maringá 2023, e com o Maringá 2047. A cada eleição o CODEM reúne propostas para todos os setores da sociedade – a partir de debates e estudos desenvolvidos pelas Câmaras Técnicas- e apresenta aos candidatos a prefeito e governador, as necessidades e prioridades para os quatro anos seguintes.

Como surgiu o Plano de Aceleração

Em 2023, juntamente com a prefeitura, se constatou que todos os dados do CODEM poderiam servir de base para um PLANO que o gestor público deveria seguir, com metas e indicadores de acompanhamento. Esse plano seria gerenciado por uma comissão, formada por secretarias específicas e o CODEM. Para dar andamento ao processo, foi criada uma comissão com lideranças da sociedade civil e representantes da prefeitura, com a participação imprescindível do Sebrae que cedeu um consultor e o espaço para que os voluntários pudessem se reunir em workhops.

Cerca de 500 pessoas participaram e todos entenderam que as informações que o CODEM havia reunido durantes todos esses anos seriam as prioritárias. E como o plano é MUNICIPAL, a Prefeitura recebeu todo o apoio do CODEM E do Sebrae. O Plano de Aceleração foi concluído e lançado oficialmente pela prefeitura em 2024.
“Esse trabalho representa bem a essência do CODEM que é justamente ser um elo entre a sociedade e o Poder Público em busca do desenvolvimento econômico sustentado, e foi isso que procuramos apresentar à secretária Isolene nessa primeira reunião do ano”, afirmou o presidente do CODEM, Mohamad Ali Awada.

Outro assunto relevante abordado durante a reunião foi em torno da criação do Observatório de Turismo, com o objetivo de concentrar esforços para o desenvolvimento do turismo em Maringá.
A secretaria Isolene concluiu a reunião dizendo que “nenhum projeto que se possa pensar será melhor do que aquele desenvolvido por centenas de cabeças pensantes voltadas para a coletividade. O CODEM é fundamental para o nosso trabalho”.
Alinhar as perspectivas da secretaria com os trabalhos do CODEM é indispensável, segundo a economista e gerente do CODEM, Juliana Franco. “Foi por isso que d izemos questão de mostrar que estamos a disposição para trabalhar junto com eles em projetos voltados à aceleração econômica e ao turismo, e para isso já temos o PAEM como base”, salientou a economista.

image
Foto: Reprodução

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação