Governador Ratinho Junior empossa quatro novos procuradores do Estado

O governador Carlos Massa Ratinho Junior deu posse, nesta sexta-feira (12), a quatro novos procuradores do Estado, em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Os profissionais foram aprovados no concurso público aberto em 2024, o primeiro realizado para o cargo em uma década no Paraná. O último certame com vagas para procurador do Estado havia ocorrido em 2015.

Com a posse, os novos procuradores passam a integrar o quadro da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE-PR), que conta atualmente com 269 profissionais. A instituição está organizada em 17 Procuradorias Regionalizadas, que atuam em todo o território paranaense, além de manter representação permanente em Brasília.
Ao dar as boas vindas aos novos procuradores do Estado, Ratinho Junior lembrou a importância da instituição para o desenvolvimento do Paraná. “Feliz em receber os novos procuradores que ficaram por muito tempo atuando em favor do Estado. A nossa PGE-PR tem feito um trabalho extraordinário nesses últimos anos e nos ajudado a resolver problemas históricos e nos ajudando a tornar realidades projetos há décadas prometidos e que agora se tornam realidade, como é o caso da Ponte de Guaratuba”, comentou.
NOVOS PROCURADORES – Os quatro novos procuradores do Estado chegam à Procuradoria-Geral com trajetórias distintas, mas unidas pelo mesmo objetivo: seguir carreira na advocacia pública.
Mineira de Belo Horizonte, Gabriela Gomes Oliveira, 32 anos, é um exemplo de como o concurso da PGE-PR atrai candidatos de todo o País. Desde o início dos estudos, ela buscava estados onde gostaria de viver e Curitiba sempre esteve no topo da lista, pela qualidade de vida e pelo perfil acolhedor da cidade. “Assumir como procuradora do Estado é a realização de um sonho. Sempre quis atuar na advocacia pública e estou muito feliz em integrar uma carreira tão importante”, disse. Ela foi aprovada em primeiro lugar no concurso.
Os outros três novos procuradores são pé-vermelhos de Maringá. Pamela Suelen de Moraes Guedes, 31 anos, chega à PGE-PR com mais de sete anos de experiência na advocacia pública onde fez parte do programa de residência técnica do Estado na Universidade Estadual de Maringá (UEM). “É uma ansiedade boa. Sempre sonhei com a carreira na advocacia pública e me preparei para isso. Poder integrar a PGE-PR e contribuir para o serviço público é a realização de um sonho”, contou.
Já Vinicius Caleffi de Moraes, de 32 anos, chega à PGE-PR com a experiência de quem já atuou como procurador municipal. “Eu sempre quis ingressar na PGE-PR e tive a sorte de o concurso sair justamente quando retomei os estudos. Estar aqui hoje, tomando posse com a presença do governador, é uma honra e motivo de muita gratidão”, celebrou.
O mais jovem entre os novos procuradores, Thiago Luchetti Krug, 24 anos, direcionou desde cedo sua trajetória acadêmica e profissional para ingressar especificamente na Procuradoria-Geral do do Paraná. “Desde o meio da faculdade eu sabia que queria ser procurador do Estado do Paraná. É a realização de um sonho profissional e pessoal. Estou muito feliz e pronto para servir ao interesse público”, arrematou. Além de ser o mais novo entre os novos aprovados, Thiago passa a ser o procurador de carreira mais jovem de toda a PGE-PR.
