Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Maringá é reconhecida como Capital Nacional do Associativismo


Por GMC Poder Publicado 14/10/2025 às 20h37
Ouvir: 00:00

O deputado federal Luiz Nishimori (PSD) anunciou nesta terça-feira, por meio de suas redes sociais, a aprovação do projeto de lei que concede a Maringá o título de Capital Nacional do Associativismo. A proposta foi apresentada em outubro de 2019 e aprovada por unanimidade no Congresso Nacional, representando um marco de reconhecimento à vocação cooperativista e associativa da cidade.

503851063_24647167318205234_5637503837888906811_n

Na justificativa do projeto, Nishimori destacou que Maringá se consolidou como um dos principais polos de cooperativismo do Brasil, abrigando cooperativas e associações de diversos segmentos — entre eles saúde, produção, trabalho e agropecuária. “A cidade é a casa de diversas cooperativas de vários segmentos como saúde, produção, trabalho e agropecuária, além de diversas associações, que movimentam a economia da cidade”, afirma o texto.

Em publicação no Instagram, o parlamentar comemorou o resultado:

“O projeto de lei que torna Maringá a Capital Nacional do Associativismo foi aprovado por unanimidade! Uma conquista que valoriza o trabalho coletivo, o cooperativismo e o exemplo de união que Maringá representa para todo o Brasil.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC Poder

Bastidores, notícias e análises do poderes. Um espaço mantido pela Redação do GMC Online e colaboradores.