Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Prefeito Silvio Barros participa de painéis da COP 30 e reforça compromisso com ações climáticas municipais


Por GMC Poder Publicado 11/11/2025 às 19h36
Ouvir: 00:00

O prefeito Silvio Barros, que também ocupa a presidência da Comissão de Meio Ambiente e Mitigação Climática da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), participa nesta semana da 30ª Conferência do Clima da ONU (COP 30), realizada em Belém (PA). Ele representa o município em debates sobre mudanças climáticas, inovação e governança ambiental, com o objetivo de promover a troca de experiências e fortalecer políticas locais de sustentabilidade. A agenda do prefeito inclui atividades voltadas principalmente ao papel das cidades na redução das emissões de gases de efeito estufa e na adaptação aos impactos do aquecimento global. A COP 30 segue com programação até 21 de novembro.

CLIMATE SUMMIT COP30 Brasil Amazonia
06.11.2025 – Belem – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas COP 30. Foto Raimundo Pacco/COP30 06.11.2025 – Belem – The United Nations Climate Change Conference COP 30. Foto Raimundo Pacco/COP30

Nesta terça-feira, 11, segundo dia da conferência, o prefeito participa de um painel promovido pela União das Universidades dos Países Amazônicos. O debate aborda como as cidades podem aproveitar soluções acadêmicas para enfrentar desafios climáticos locais, como o uso de energia solar na purificação de água em comunidades vulneráveis. Ele também visitou o estande da Finlândia, onde conheceu ações climáticas baseadas em inovação, colaboração e tecnologia, inclusive com o uso de inteligência artificial, e ainda visitou o pavilhão da China, que apresenta debates, palestras e demonstrações de projetos de sustentabilidade urbana.

Ainda nesta terça, o prefeito acompanha discussões promovidas pelo Ministério das Cidades sobre edificações sustentáveis e destaca o foco nas estratégias para redução das emissões de metano em aterros sanitários. “O compromisso global é reduzir em até 30% a contaminação atmosférica por metano, transformando o gás captado em combustível para o transporte coletivo. São medidas que reduzem impactos e tornam as cidades mais sustentáveis”, explicou.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC Poder

Bastidores, notícias e análises do poderes. Um espaço mantido pela Redação do GMC Online e colaboradores.