Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Projeto de lei propõe instalação de Salas Sensoriais em espaços públicos de Maringá


Por GMC Poder Publicado 31/10/2025 às 19h11 Atualizado 05/11/2025 às 06h12
Ouvir: 00:00

Está tramitando na Câmara de Maringá o Projeto de Lei nº 17.248/2025, de autoria da vereadora Akemi Nishimori, que institui a obrigatoriedade da instalação de Salas Sensoriais em logradouros públicos do município. A proposta tem como objetivo proporcionar ambientes adaptados para pessoas neurodivergentes, especialmente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e seus familiares, oferecendo acolhimento durante momentos de crise sensorial.

salasensorial-31-10

De acordo com o texto, as Salas Sensoriais deverão ser implantadas em locais de grande circulação de passageiros, como o Aeroporto Regional de Maringá, o Terminal Rodoviário Vereador Dr. Jamil Josepetti e o Terminal Urbano Intermodal Dr. Said Felício Ferreira.

Os espaços deverão contar com iluminação ajustável, isolamento acústico, mobiliário confortável, materiais táteis, painéis interativos e avisos acessíveis, incluindo pictogramas e QR Codes com audiodescrição. Além disso, deverão ter supervisão de profissionais capacitados ou servidores treinados para auxiliar no uso do ambiente.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC Poder

Bastidores, notícias e análises do poderes. Um espaço mantido pela Redação do GMC Online e colaboradores.