Projeto de lei propõe instalação de Salas Sensoriais em espaços públicos de Maringá

Está tramitando na Câmara de Maringá o Projeto de Lei nº 17.248/2025, de autoria da vereadora Akemi Nishimori, que institui a obrigatoriedade da instalação de Salas Sensoriais em logradouros públicos do município. A proposta tem como objetivo proporcionar ambientes adaptados para pessoas neurodivergentes, especialmente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e seus familiares, oferecendo acolhimento durante momentos de crise sensorial.

De acordo com o texto, as Salas Sensoriais deverão ser implantadas em locais de grande circulação de passageiros, como o Aeroporto Regional de Maringá, o Terminal Rodoviário Vereador Dr. Jamil Josepetti e o Terminal Urbano Intermodal Dr. Said Felício Ferreira.
Os espaços deverão contar com iluminação ajustável, isolamento acústico, mobiliário confortável, materiais táteis, painéis interativos e avisos acessíveis, incluindo pictogramas e QR Codes com audiodescrição. Além disso, deverão ter supervisão de profissionais capacitados ou servidores treinados para auxiliar no uso do ambiente.
