Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de janeiro de 2026

Projeto de Lei propõe uso público de imóveis abandonados para atender demandas da cidade


Por GMC Poder Publicado 15/01/2026 às 20h13 Atualizado 23/01/2026 às 00h14
Ouvir: 00:00

Um projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores de Maringá propõe medidas para enfrentar um problema comum em muitas cidades: imóveis privados abandonados que geram riscos à segurança, à saúde pública e ao desenvolvimento urbano. O projeto ainda passará pela Comissão de Constituição e Justiça e demais comissões e, se tiver parecer favorável, segue para deliberação no Plenário.

Machado

De autoria do vereador Guilherme Machado (PL), o Projeto de Lei nº 17917/2025 estabelece critérios para identificar, notificar e dar destinação provisória ou definitiva a imóveis abandonados, sempre respeitando a Constituição e o direito de propriedade, mas reforçando um princípio fundamental: toda propriedade deve cumprir sua função social.

Na prática, isso significa que terrenos ou prédios deixados sem uso, deteriorados ou que se tornem foco de criminalidade, invasões ou descarte irregular de lixo poderão ser reaproveitados para atender necessidades da população.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC Poder

Bastidores, notícias e análises do poderes. Um espaço mantido pela Redação do GMC Online e colaboradores.