Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

PSD domina menções ao governador Ratinho Junior enquanto PT lidera oposição nas redes


Por GMC Poder Publicado 05/11/2025 às 06h54
Ouvir: 00:00

Um levantamento mapeou as postagens no Instagram dos 54 deputados estaduais do Paraná durante o mês de outubro, identificando quais parlamentares mais mencionaram diretamente o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) — tanto em tom de apoio quanto de crítica. Foram 3599 postagens em outubro de todos os parlamentares, sendo 205 favoráveis e 37 contrárias.

Ratinho_Junior

Entre os aliados, o PSD lidera amplamente. Os deputados Alexandre Curi (PSD), Hussein Bakri (PSD), Cloara Pinheiro (PSD) e Marcelo Rangel (PSD) estão entre os que mais citaram o governador de forma favorável, consolidando o núcleo político mais próximo do Palácio Iguaçu e sinalizando coesão da base governista. O deputado Soldado Adriano José (PP) também aparece entre os primeiros colocados, quebrando a sequência de deputados do PSD.

Os cinco primeiros colocados foram:

1.⁠ ⁠Alexandre Curi (PSD) – 30 menções
2. Hussein Bakri (PSD) – 26 menções
3. Cloara Pinheiro (PSD) – 25 menções
4. Marcelo Rangel (PSD) – 10 menções
5. Soldado Adriano José (PP) – 10 menções

O ranking reforça o fato de Alexandre Curi ser pré-candidato ao Governo do Estado, buscando apoio de Ratinho Junior e Hussein Bakri ser o líder do governo na Assembleia Legislativa.

Na outra ponta, o levantamento apontou os parlamentares que mais se posicionaram de forma crítica ao governo. O destaque é para o bloco do Partido dos Trabalhadores (PT): Arilson Chiorato (PT) aparece com 11 menções contrárias, seguido de Ana Júlia (PT) com 9, Luciana Rafagnin (PT) com 6, e Dr. Antenor (PT) com 2. Essas interações digitais configuram o núcleo mais ativo da oposição nas redes sociais da Assembleia Legislativa.

“As redes sociais se consolidaram como um espelho do comportamento político. A quantidade e o teor das menções refletem tanto o alinhamento institucional quanto a disputa narrativa entre governo e oposição. Esse tipo de mapeamento mostra quem busca protagonismo digital em torno do governador e quem atua como contraponto público”, analisa o cientista político Tiago Valenciano, doutor em Sociologia pela UFPR e membro da ABRADEP (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político).

Valenciano destaca que os parlamentares ressaltam nas redes sociais o movimento de se aproximar ou distanciar do Governador, na busca de “colar na popularidade” de Ratinho Júnior: “com a aprovação alta nas pesquisas de intenção de voto, os deputados estaduais buscam esta aproximação como validação ao eleitor sobre as ações do mandato. Por outro lado, a oposição levanta a pauta no sentido de ratificar as críticas quanto aos posicionamentos de Ratinho”, destaca Tiago.

Faltando 48 semanas para as eleições municipais de 2026, o cenário digital ganha ainda mais relevância. A leitura política desses movimentos é essencial, já que o governador deverá anunciar até meados de 2026 o nome que receberá seu apoio para a sucessão estadual, tornando o ambiente digital um dos principais termômetros de força e fidelidade política no Paraná. Por enquanto, o Vice-Governador Darci Piana (PSD, o Secretário de Desenvolvimento Sustentável Rafael Greca (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná Alexandre Curi (PSD) e o ex-secretário de planejamento Guto
Silva (PSD) despontam como pré-candidatos governistas.

Confira a lista completa de menções favoráveis

Alexandre Curi (PSD) – 30
Hussein Bakri (PSD) – 26
Cloara Pinheiro (PSD) – 25
Soldado Adriano José (PP) – 10
Marcelo Rangel (PSD) – 10
Secretária Márcia (PSD) – 9
Traiano (PSD) – 8
Moacyr Fadel (PSD) – 6
Cantora Mara Lima (Republicanos) – 6
Cobra Repórter (PSD) – 6
Ney Leprevost (União Brasil) – 6
Márcio Pacheco (PP) – 6
Luis Corti (PSB) – 5
Artagão Júnior (PSD) – 5
Flávia Francischini (União Brasil) – 4
Tercílio Turini (PSD) – 4
Gugu Bueno (PSD) – 3
Adão Fernandes Litro (PSD) – 3
Jairo Tamura (PL) – 3
Matheus Vermelho (PP) – 2
Nelson Justus (União Brasil) – 2
Anibelli Neto (MDB) – 2
Thiago Bührer (União Brasil) – 2
Romanelli (PSD) – 2
Marli Paulino (Solidariedade) – 2
Maria Victória (PP) – 2
Alisson Wandscheer (PROS) – 2
Fábio Oliveira (Podemos) – 2
Alexandre Amaro (Republicanos) – 2
Gilson de Souza (PL) – 2
Gilberto Ribeiro (PL) – 2
Reichembach (PSD) – 1
Mabel Canto (PP) – 1
Dr. Leonidas (Cidadania) – 1
Batatinha (MDB) – 1
Bazana (PSD) – 1
Paulo Gomes da TV (PP) – 1

Lista de menções contrárias

Arilson Chiorato (PT) – 11
Ana Júlia (PT) – 9
Professor Lemos (PT) – 9
Luciana Rafagnin (PT) – 6
Dr. Antenor (PT) – 2

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC Poder

Bastidores, notícias e análises do poderes. Um espaço mantido pela Redação do GMC Online e colaboradores.