PSD domina menções ao governador Ratinho Junior enquanto PT lidera oposição nas redes

Um levantamento mapeou as postagens no Instagram dos 54 deputados estaduais do Paraná durante o mês de outubro, identificando quais parlamentares mais mencionaram diretamente o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) — tanto em tom de apoio quanto de crítica. Foram 3599 postagens em outubro de todos os parlamentares, sendo 205 favoráveis e 37 contrárias.

Entre os aliados, o PSD lidera amplamente. Os deputados Alexandre Curi (PSD), Hussein Bakri (PSD), Cloara Pinheiro (PSD) e Marcelo Rangel (PSD) estão entre os que mais citaram o governador de forma favorável, consolidando o núcleo político mais próximo do Palácio Iguaçu e sinalizando coesão da base governista. O deputado Soldado Adriano José (PP) também aparece entre os primeiros colocados, quebrando a sequência de deputados do PSD.
Os cinco primeiros colocados foram:
1. Alexandre Curi (PSD) – 30 menções
2. Hussein Bakri (PSD) – 26 menções
3. Cloara Pinheiro (PSD) – 25 menções
4. Marcelo Rangel (PSD) – 10 menções
5. Soldado Adriano José (PP) – 10 menções
O ranking reforça o fato de Alexandre Curi ser pré-candidato ao Governo do Estado, buscando apoio de Ratinho Junior e Hussein Bakri ser o líder do governo na Assembleia Legislativa.
Na outra ponta, o levantamento apontou os parlamentares que mais se posicionaram de forma crítica ao governo. O destaque é para o bloco do Partido dos Trabalhadores (PT): Arilson Chiorato (PT) aparece com 11 menções contrárias, seguido de Ana Júlia (PT) com 9, Luciana Rafagnin (PT) com 6, e Dr. Antenor (PT) com 2. Essas interações digitais configuram o núcleo mais ativo da oposição nas redes sociais da Assembleia Legislativa.
“As redes sociais se consolidaram como um espelho do comportamento político. A quantidade e o teor das menções refletem tanto o alinhamento institucional quanto a disputa narrativa entre governo e oposição. Esse tipo de mapeamento mostra quem busca protagonismo digital em torno do governador e quem atua como contraponto público”, analisa o cientista político Tiago Valenciano, doutor em Sociologia pela UFPR e membro da ABRADEP (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político).
Valenciano destaca que os parlamentares ressaltam nas redes sociais o movimento de se aproximar ou distanciar do Governador, na busca de “colar na popularidade” de Ratinho Júnior: “com a aprovação alta nas pesquisas de intenção de voto, os deputados estaduais buscam esta aproximação como validação ao eleitor sobre as ações do mandato. Por outro lado, a oposição levanta a pauta no sentido de ratificar as críticas quanto aos posicionamentos de Ratinho”, destaca Tiago.
Faltando 48 semanas para as eleições municipais de 2026, o cenário digital ganha ainda mais relevância. A leitura política desses movimentos é essencial, já que o governador deverá anunciar até meados de 2026 o nome que receberá seu apoio para a sucessão estadual, tornando o ambiente digital um dos principais termômetros de força e fidelidade política no Paraná. Por enquanto, o Vice-Governador Darci Piana (PSD, o Secretário de Desenvolvimento Sustentável Rafael Greca (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná Alexandre Curi (PSD) e o ex-secretário de planejamento Guto
Silva (PSD) despontam como pré-candidatos governistas.
Confira a lista completa de menções favoráveis
Alexandre Curi (PSD) – 30
Hussein Bakri (PSD) – 26
Cloara Pinheiro (PSD) – 25
Soldado Adriano José (PP) – 10
Marcelo Rangel (PSD) – 10
Secretária Márcia (PSD) – 9
Traiano (PSD) – 8
Moacyr Fadel (PSD) – 6
Cantora Mara Lima (Republicanos) – 6
Cobra Repórter (PSD) – 6
Ney Leprevost (União Brasil) – 6
Márcio Pacheco (PP) – 6
Luis Corti (PSB) – 5
Artagão Júnior (PSD) – 5
Flávia Francischini (União Brasil) – 4
Tercílio Turini (PSD) – 4
Gugu Bueno (PSD) – 3
Adão Fernandes Litro (PSD) – 3
Jairo Tamura (PL) – 3
Matheus Vermelho (PP) – 2
Nelson Justus (União Brasil) – 2
Anibelli Neto (MDB) – 2
Thiago Bührer (União Brasil) – 2
Romanelli (PSD) – 2
Marli Paulino (Solidariedade) – 2
Maria Victória (PP) – 2
Alisson Wandscheer (PROS) – 2
Fábio Oliveira (Podemos) – 2
Alexandre Amaro (Republicanos) – 2
Gilson de Souza (PL) – 2
Gilberto Ribeiro (PL) – 2
Reichembach (PSD) – 1
Mabel Canto (PP) – 1
Dr. Leonidas (Cidadania) – 1
Batatinha (MDB) – 1
Bazana (PSD) – 1
Paulo Gomes da TV (PP) – 1
Lista de menções contrárias
Arilson Chiorato (PT) – 11
Ana Júlia (PT) – 9
Professor Lemos (PT) – 9
Luciana Rafagnin (PT) – 6
Dr. Antenor (PT) – 2
