Revista do Legislativo Paranaense segue com prazo aberto para submissões de trabalhos para a edição 2026

A Revista do Legislativo Paranaense, uma publicação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, segue com prazo aberto para a submissão de textos científicos para a edição 2026. Até o dia 27 de fevereiro, os interessados poderão submeter seus trabalhos sobre o tema “Estudos sobre o Legislativo” para avaliação. As contribuições podem ser:

- Artigos: pesquisas originais e inéditas sobre o Dossiê Temático ou temas livres relacionados ao escopo da revista (fluxo contínuo). Os textos submetidos devem ser originais e inéditos, não podendo ter sido publicados anteriormente, nem estar simultaneamente em avaliação por outro periódico ou livro;
- Resenhas críticas: resenhas de obras recentes (publicadas nos últimos 3 anos) de relevância científica para os campos de Estudos Legislativos, Ciência Política, Direito Constitucional ou áreas correlatas;
- Relatos de experiências: relatos sistematizados de práticas, projetos, programas e inovações desenvolvidas em Escolas do Legislativo, Assembleias Legislativas ou Câmaras Municipais.
As diretrizes para cada tipo de contribuição, bem como o cronograma completo, estão na aba “Publicações” no site da Escola do Legislativo, na aba “Anúncios” da página da revista. Esta edição investiga o Poder Legislativo e a Democracia no Brasil, abordando processos legislativos, comportamento parlamentar, representação política, participação cidadã, transparência, comunicação política, federalismo e estudos comparados nas esferas federal, estadual e municipal.
A revista produzida pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná está em sua nona edição, e foi classificada pelo Qualis Capes com conceito B1, concedido aos periódicos de excelência nacional. O Qualis foi criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) para avaliar a produção científica de programas de pós-graduação em território nacional.
