Uso da tribuna aborda fomento da produção audiovisual

A convite do vereador Flávio Mantovani, o representante do Maringá Audiovisual (MAVi), Francisco Pinheiro, subiu à tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (10), para falar sobre a produção audiovisual no município.

Flávio Mantovani, autor da Lei Ordinária nº 11.932/2025, que institui a Semana Municipal do Audiovisual, destacou que algumas produtoras da cidade têm reconhecimento nacional, inclusive internacional, e que é do interesse não apenas do segmento, mas de todos os maringaenses, o incentivo à produção audiovisual, que fomenta a economia local.
“Temos um polo audiovisual muito forte, com produtoras de curtas e longas-metragens. Muitas vezes, as pessoas observam o lado artístico desse trabalho, mas se esquecem de ver o fomento à economia que isso gera”, salientou o vereador.
Criada neste ano, a Maringá Audiovisual (MAVi) visa à organização e profissionalização do setor audiovisual da cidade. A iniciativa reúne produtoras, artistas, realizadores, roteiristas, técnicos e gestores com o objetivo de estruturar um ecossistema sólido, colaborativo e representativo para o cinema maringaense.
A ideia é fortalecer a cadeia produtiva audiovisual local, criar políticas públicas e linhas de financiamento, estimular a profissionalização de agentes culturais, além de ampliar a circulação de filmes locais em salas de cinema e plataformas digitais, retomar a Mostra Tupiniquim e produzir um longa-metragem com roteiro colaborativo.