Desafio Cervejeiro agita Maringá com criações inéditas à base de frutas

De 4 a 20 de julho, Maringá será palco de uma disputa saborosa que promete conquistar os amantes de cerveja artesanal: o Desafio Cervejeiro. O evento reúne oito cervejarias do Nucem (Núcleo de Cervejarias de Maringá) em uma competição inusitada e criativa: cada uma foi desafiada a desenvolver uma receita exclusiva com uma fruta sorteada — e a imaginação correu solta nos tanques de produção.
A proposta é simples: as frutas foram sorteadas entre as participantes, que ficaram livres para escolher o estilo da cerveja, desde que o ingrediente principal estivesse presente. Valeu até combinar frutas, desde que nenhuma outra cervejaria já tivesse ficado com a segunda fruta escolhida.

“O desafio foi lançado há cerca de 40 dias, com tempo para cada cervejaria desenvolver sua receita do zero”, explica Leonardo Silva, da Operária Cervejaria e vice-presidente do Nucem. “A ideia é instigar a criatividade dos cervejeiros e oferecer uma experiência divertida e única para o público.”
Os pontos de venda são os próprios bares das cervejarias participantes (exceto a Operária, que não tem sede própria e vai vender na Araucária), onde o público poderá experimentar as criações e participar ativamente da avaliação. Cada pint (473 ml) será vendido a preço fixo de R$ 17, acompanhado de uma ficha de avaliação. O consumidor preenche a ficha, opina sobre a cerveja que provou e deposita numa urna no local. E tem mais: quem participar da avaliação concorre a R$ 100 de consumação no bar da cervejaria avaliada.
O Desafio Cervejeiro é uma iniciativa do Nucem, que agora também é associado à ProCerva (Associação Paranaense das Microcervejarias). A intenção é transformar o desafio em um evento anual, sempre no primeiro semestre, com novas temáticas e ingredientes. “Em edições futuras, queremos brincar com outros elementos, como madeiras, café ou adjuntos mais exóticos”, adianta Leonardo.
Confira as cervejarias participantes, as criações e os pontos de venda no link.
