Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Desafio Cervejeiro agita Maringá com criações inéditas à base de frutas


Por Brenda Caramaschi Publicado 03/07/2025 às 16h42
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2025-07-03 at 16.29.08
De 4 a 20 de julho, o Desafio Cervejeiro reúne oito cervejarias do Nucem em uma competição inusitada e criativa com receitas exclusivas com uma fruta sorteada.

De 4 a 20 de julho, Maringá será palco de uma disputa saborosa que promete conquistar os amantes de cerveja artesanal: o Desafio Cervejeiro. O evento reúne oito cervejarias do Nucem (Núcleo de Cervejarias de Maringá) em uma competição inusitada e criativa: cada uma foi desafiada a desenvolver uma receita exclusiva com uma fruta sorteada — e a imaginação correu solta nos tanques de produção.

A proposta é simples: as frutas foram sorteadas entre as participantes, que ficaram livres para escolher o estilo da cerveja, desde que o ingrediente principal estivesse presente. Valeu até combinar frutas, desde que nenhuma outra cervejaria já tivesse ficado com a segunda fruta escolhida.

WhatsApp Image 2025-07-03 at 16.29.29
O Desafio Cervejeiro foi lançado há cerca de 40 dias para instigar a criatividade dos cervejeiros e agora o público vai poder provar as criações

“O desafio foi lançado há cerca de 40 dias, com tempo para cada cervejaria desenvolver sua receita do zero”, explica Leonardo Silva, da Operária Cervejaria e vice-presidente do Nucem. “A ideia é instigar a criatividade dos cervejeiros e oferecer uma experiência divertida e única para o público.”

Os pontos de venda são os próprios bares das cervejarias participantes (exceto a Operária, que não tem sede própria e vai vender na Araucária), onde o público poderá experimentar as criações e participar ativamente da avaliação. Cada pint (473 ml) será vendido a preço fixo de R$ 17, acompanhado de uma ficha de avaliação. O consumidor preenche a ficha, opina sobre a cerveja que provou e deposita numa urna no local. E tem mais: quem participar da avaliação concorre a R$ 100 de consumação no bar da cervejaria avaliada.

O Desafio Cervejeiro é uma iniciativa do Nucem, que agora também é associado à ProCerva (Associação Paranaense das Microcervejarias). A intenção é transformar o desafio em um evento anual, sempre no primeiro semestre, com novas temáticas e ingredientes. “Em edições futuras, queremos brincar com outros elementos, como madeiras, café ou adjuntos mais exóticos”, adianta Leonardo.

Confira as cervejarias participantes, as criações e os pontos de venda no link.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação