Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Dia Nacional do Vinho: Vinhedos e vinícolas para conhecer a menos de 200 km de Maringá


Por Brenda Caramaschi Publicado 01/06/2025 às 13h17
Ouvir: 00:00
Plantação de uva. Foto: Gilson Abreu/AEN
Marialva, Apucarana, Roncador e Bandeirantes têm experiências diferenciadas para conhecer mais sobre uvas e a produção de vinho. / Foto: Gilson Abreu/AEN

O Dia Nacional do Vinho é celebrado anualmente no primeiro domingo de junho e a história do vinho no Paraná tem ligação com a imigração. Recentemente os vinhos e a uva paranaenses têm ganhado destaque nacional, inclusive com vinícolas premiadas, degustações e experiências envolvendo o enoturismo estadual. Produtores de várias regiões têm transformado história e tradição em bons negócios nos parreiras que estão distribuídos em 3,5 mil hectares do Estado. 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), está estruturando a Rota Uva e Vinho Paraná. A iniciativa tem como objetivo conectar as propriedades produtoras de uva e vinho, criando um produto turístico que permita posicionar o Paraná como um destino de enoturismo. O roteiro identificará as propriedades, vinhedos e vinícolas e fornecerá informações históricas, regionais e de interesse para os visitantes, mas antes mesmo desse mapa ficar pronto, já é possível apresentar alguns passeios cheios de charme, especialmente nos dias frios, que combinam bem com um bom vinho, inclusive sem ter que viajar para longe.

Aqui, selecionamos quatro destinos a menos de 200 quilômetros de Maringá para quem quer conhecer mais sobre esse universo. Confira!

Caminhos da Uva – Marialva

Conhecida como “Capital da Uva Fina do Paraná”, Marialva responde por mais de 10% da produção estadual. O município, inclusive, possui, desde 2017, o selo de Indicação Geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) à Associação Norte Noroeste Paranaense dos Fruticultores (Anfrut) e oferece aos turistas uma nova forma de conhecer suas belezas e seu modo de vida por meio do turismo rural. Implantado em 2012 pela Emater e pela diretoria de Turismo, o Caminho da Uva promove o turismo rural em Marialva e tem de vinícola a ‘colha e pague’ de uva direto da parreira. Agora uma excursão leva os turistas a conhecer as belezas e o potencial da zona rural.

Vinícola Casa Carnasciali – Apucarana

A Vinícola Casa Carnasciali é o primeiro empreendimento do gênero na Serra de Apucarana. Além dos vinhedos, a propriedade localizada na Rodovia do Milho (PR-170, km 126) oferece como atrativo um jardim para visitação e realização de eventos, além de uma vista privilegiada para as montanhas. A estrutura ainda conta com um wine bar e restaurante com opção de degustação de vinhos e espumantes brasileiros de alta qualidade. Tem bistrô, wine bar, hospedagem e estacionamento para motorhome na propriedade. Os vinhedos foram plantados em 2016 e contam com uvas dos tipos Chardonnay, Syrah e Pinot Noir, cultivadas em uma altitude que varia entre 600 e 650 metros acima do nível do mar. 

Maestá Bottega e Wine Bar – Roncador

Um projeto enológico autêntico, com respeito ao terroir e compromisso com a sustentabilidade tem produção de vinhos finos em uma região com 900 metros de altitude, noites frias e grande amplitude térmica — condições ideais para vinhos de qualidade. A Bottega Maestà vem investindo fortemente em estrutura de enoturismo. O espaço conta com um wine bar e bistrô e, recentemente, inaugurou a primeira unidade de hospedagem, voltada a visitantes que buscam experiências imersivas em meio aos vinhedos. A vinícola também realiza eventos fora da propriedade . O próximo está marcado para o dia 28 de junho, em Maringá, no condomínio Jardins de Monet.

Castelo La Dorni – Bandeirantes

Como o próprio nome já diz, é um castelo moderno de estilo medieval. O principal foco do atendimento são os vinhos artesanais não alcoólicos, já que o local é pioneiro na fabricação do produto no Brasil – e vinho sem álcool não é suco de uva, é um vinho que passa por todo processo de fermentação e depois é desalcoolizado. Conhecer o castelo é como fazer uma viagem no tempo. O ponto turístico de Bandeirantes tem também opções de vinhos clássicos alcoólicos e é uma obra de arte a céu aberto, construída com pedras de arenito  talhadas manualmente, com inspiração na região italiana da Toscana. A vinícola nasceu na década de 1980 com a venda de vinhos produzidos no restaurante italiano da família de porta em porta. Hoje, o local tem degustação guiada técnica e histórica, abordando a importância dessa bebida. 

Agora é só decidir por onde quer começar a descobrir o potencial da produção paranaense no universo dos vinhos

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação