Doce de leite de Marialva concorre a título de melhor do Brasil

Uma receita criada há apenas 10 meses por uma moradora de Marialva concorre ao título de Melhor Doce de Leite do Brasil. Com textura firme, sem conservantes e com poucos ingredientes, o produto foi inscrito Prêmio Queijo Brasil, realizado em Blumenau (SC) e o resultado da premiação será revelado na próxima quinta (10).
À frente da produção está Victoria Morais, 23, que investiu no projeto depois de receber de presente um doce artesanal e sentir que faltava cor e textura naquilo que estava provando. “Eu sou aquela pessoa fã do doce de leite escurinho, mais firminho. E o que ele trouxe estava um pouquinho mais claro, um pouco mais molinho. Eu falei ‘vou testar para fazer um aqui’. E fiz e ficou tão gostoso e sabe aquela ideia do empreendedor? Isso ficou tão bom que dá pra vender”, relembra.

Na época, ela tinha uma oficina automotiva. O negócio estava na família por quase duas décadas, porém após sofrer uma paralisia temporária decorrente de complicações da Covid-19, Victória, ao se recuperar, decidiu que era hora de apostar em outras coisas.
Começou a fazer 10 potes de doce de leite por vez. “Fazia num dia, no outro já vendia. Em outubro vendii minha primeira caixa fechada e, a partir daí, foi só caixa fechada. Em fevereiro abri mão da minha parte da oficina automotiva, vendi ela para seguir esse sonho, para me dedicar 100 % a isso”, conta. Hoje a empresa produz, em média, 100 unidades semanais, de forma artesanal.
O processo burocrático e as verificações necessárias para poder comercializar doce de leite in natura a levaram por outro caminho: o doce dela é feito à base de leite condensado. “Além de menos burocracia, ele agrega mais sabor ainda, acaba ficando mais gostoso, mais firme. Ele tem uma textura de pudim que acaba derretendo na boca. Ele já foi comparado a muito doce de leite argentino e até mesmo dito como superior. Então a gente fica bem contente”, afirma a empreendedora.

A inscrição para o concurso nacional foi feito por incentivo de uma revendedora, a dona de um empório maringaense, que comercializa vários produtos premiados e certificados, e viu potencial no doce de leite de Marialva. “Ela mandou para mim e falou ‘se inscreve que você vai ganhar’, diz Victoria.
Conforme a data se aproxima, a ansiedade aumenta. “Estamos com o coração na torcida na expectativa de poder representar o Paraná nesse prêmio tão especial”. Enquanto isso, o foco é a expansão do negócio, que já vende doce de leite para outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. “Está numa fase de crescimento bem bacana”. Em Maringá, o Vic’s Dulce é vendido no Empório Sorrechi e é possível fazer encomendas diretamente pelo Instagram. Além do sabor tradicional, também há as opções com paçoca, coco, geléia de morango, nozes, maracujá e zero lactose.
