Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de janeiro de 2025

Maringaenses brilham entre os melhores chefs do mundo


Por Renata Mastromauro Publicado 07/11/2024 às 16h22
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2024-11-07 at 12.30.37
A chef paranaense, nascida em Maringá, Manu Buffara, conseguiu a maior classificação na premiação que elege os melhores chefs do mundo. / Foto: Divulgação

Manu Buffara e Alberto Landgraf, chefs com raízes em Maringá, conquistaram posições de destaque na cobiçada lista de melhores do mundo no The Best Chef Awards, uma das premiações mais prestigiadas da gastronomia mundial. A cerimônia deste ano foi realizada na quarta-feira (06) em Dubai, reunindo a elite da gastronomia. 

Após sete anos, o The Best Chef Awards passou por uma reformulação: em vez de seguir com a tradicional lista dos 100 melhores chefs do mundo, adotou um novo sistema de classificação. Agora, o reconhecimento é dado em “facas,” em um formato semelhante ao das estrelas do Guia Michelin, com uma a três facas atribuídas aos chefs. Manu Buffara, do restaurante Manu, em Curitiba, alcançou a pontuação máxima, recebendo três facas. Já Alberto Landgraf, do Oteque, no Rio de Janeiro, recebeu duas facas.

WhatsApp Image 2024-11-07 at 12.33.53
Alberto Landgraf cresceu em Maringá e entrou para a seleta lista de melhores do mundo. /Foto: Divulgação

Manu Buffara e Alex Atala (D.O.M., São Paulo) são os brasileiros mais bem colocados no ranking. Na seleta lista de “duas facas”, além de Alberto, figuram apenas outros cinco chefs do Brasil.

Confira a lista completa de brasileiros premiados no The Best Chef Awards 2024:

Três facas

  • Alex Atala – D.O.M (São Paulo)
  • Manu Buffara – Manu (Curitiba)

Duas facas

  • Alberto Landgraf – Oteque (Rio de Janeiro)
  • Fabrício Lemos e Lisiane Arouca – Origem (Salvador)
  • Ivan Ralston – Tuju (São Paulo)
  • Janaina Torres – Bar da Dona Onça (São Paulo)
  • Jefferson Rueda – A Casa do Porco (São Paulo)
  • Rafa Costa e Silva – Lasai (Rio de Janeiro)

Uma faca

  • Dante e Kafe Bassi – Manga (Salvador)
  • Felipe Bronze – Oro (Rio de Janeiro)
  • Geronimo Athuel – Ocyá (Rio de Janeiro)
  • Helena Rizzo – Maní (São Paulo)
  • Kazuo Harada – Kazuo (São Paulo)
  • Luiz Filipe Souza – Evvai (São Paulo)
  • Tássia Magalhães – Nelita (São Paulo)

Lista completa aqui.

A trajetória dos chefs

Nascida em Maringá, Manu Buffara começou sua carreira no jornalismo, mas descobriu sua verdadeira vocação durante um intercâmbio nos Estados Unidos, onde trabalhou na cozinha de um hotel. Decidida a seguir na gastronomia, estudou e acumulou experiências em restaurantes renomados, incluindo o premiado Noma, na Dinamarca. Em 2011, Manu inaugurou seu primeiro restaurante em Curitiba, onde oferece uma cozinha autoral e sustentável que valoriza ingredientes locais e pequenos produtores. Ela também é proprietária do Ella, em Nova York, e do bar Exímia, em São Paulo.

Reconhecida nacional e internacionalmente, Manu recebeu diversos prêmios ao longo da carreira, como o de Melhor Chef Mulher da América Latina pelo 50 Best Restaurants em 2022. Atualmente, Manu integra o elenco de jurados do The Taste Brasil, reality show culinário em exibição até o fim deste mês no canal GNT e nas noites de sexta-feira na TV Globo.

Alberto Landgraf nasceu em Cornélio Procópio, Paraná, mas cresceu em Maringá, onde sua família ainda reside. Aos 20 anos, mudou-se para Londres, onde iniciou sua carreira na gastronomia e trabalhou com chefs renomados como Gordon Ramsay, aprimorando suas técnicas. Em 2011, retornou ao Brasil e abriu o Epice, em São Paulo. Embora o restaurante não tivesse uma figura famosa nem grandes filas, destacou-se pela cozinha essencialista e ousada, com foco em ingredientes de alta qualidade e técnicas inovadoras. O Epice revolucionou a cena gastronômica paulistana e conquistou uma estrela Michelin antes de seu fechamento, em 2016.

Em 2018, Landgraf lançou o Oteque, no Rio de Janeiro, onde apresenta uma experiência sofisticada, intimista e contemporânea, com ênfase em frutos do mar e ingredientes frescos. Sucesso de público e crítica, o Oteque rapidamente se firmou como um dos principais restaurantes da América Latina e, atualmente, ostenta duas estrelas Michelin.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação