Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de novembro de 2024

Padaria de Maringá é prata entre as melhores do Brasil


Por Brenda Caramaschi Publicado 25/11/2024 às 18h18
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2024-11-25 at 18.06.17
A chef maringaense Fernanda Cathcarth, da Padaria Brioche Crocante, preparou duas criações para os jurados. / Foto: arquivo pessoal

Em concurso realizado pela Padaria 2000, referência em panificação, a chef da padaria Brioche Crocante, de Maringá, ficou em segundo lugar, com o cordão de prata. A cada ano, chefs de panificação do Brasil inteiro se inscrevem para apresentar uma receita autoral com uma tendência prevista para o próximo ano. Desta vez foi a viennoiserie, uma combinação entre confeitaria (pâtisserie) e panificação. Os profissionais utilizam o termo para se referir a produtos feitos com fermento (biológico ou natural), açúcar e enriquecidos com manteiga e ovos, uma massa folhada ou semi-folhada.

WhatsApp Image 2024-11-25 at 18.06.18
Feuillete nordestino de caju foi uma das criações, inspirada no patrono do concurso./ Foto: arquivo pessoal

A chef maringaense Fernanda Cathcarth, que está à frente da padaria Brioche Crocante, foi selecionada primeiramente entre as 10 melhores do Brasil. A receita que ela criou foi preparada e apresentada para os jurados, um time composto por grandes nomes da área da panificação no País. Na apresentação, ela precisa explicar detalhadamente todos os processos e inspirações para chegar àquele produto. Fernanda já havia chegado ao quarto lugar e ao terceiro no concurso em edições anteriores. Esse ano, veio a prata.

WhatsApp Image 2024-11-25 at 18.06.53
Pela segunda vez no pódio do maior concurso de panificação do Brasil, dessa vez, a maringaense conquistou a prata. / Foto: arquicvo pessoal

A inspiração esse ano era o chef Luiz Farias, premiado e reconhecido mundialmente, autor de vários livros sobre panificação. A maringaense pesquisou a vida do patrono, que é do Nordeste, e de lá trouxe inspirações. Uma das criações foi o feuillete nordestino de caju hidratado no leite de coco – uma receita testada por quarenta dias e com a apresentação montada dentro de uma caixa, como se fosse um presente aos jurados, usando técnicas de gastronomia molecular. A outra criação foi a Brasil Tropical, com laranja, tangerina e um sabor refrescante usando quatro pequenos croissants recheados como um sanduíche com uma ganache cremosa e um crocante por cima e uma apresentação que enchia os olhos. 

WhatsApp Image 2024-11-25 at 18.06.18 (1)
Brasil Tropical, com laranja, tangerina e um sabor refrescante, conquistou os jurados do concurso. / Foto: arquivo pessoal

A padaria completou 20 anos sob a administração da família e Fernanda comemora um lugar mais alto no pódio nesta edição. “Estou muito feliz por trazer mais uma vez essa conquista para todos da minha empresa, que trabalham comigo no dia a dia. A gente se une para fazer pesquisas, fazer os testes… Amo a parte de criação e inovação dentro da gastronomia, da panificação e confeitaria e, com imenso prazer, a gente trouxe aqui para Maringá um dos melhores prêmios do Brasil”, comemora a chef maringaense. 

WhatsApp Image 2024-11-25 at 18.06.53 (1)
A chef divide a vitória com a equipe da padaria que a família administra em Maringá. / Foto: arquivo pessoal

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação