‘O problema da queda das árvores se resolve com gestão e tecnologia’, diz Silvio Barros; veja as propostas
Maringá é reconhecida no Brasil afora por sua arborização. Estima-se que a cidade tenha aproximadamente 150 mil árvores, das mais diferentes espécies. No entanto, quando os temporais ocorrem, esse sentimento de orgulho se transforma em preocupação. Afinal, a queda de árvores causa prejuízos e transtornos que, infelizmente, já fazem parte da rotina do maringaense.
O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, explica que é possível resolver esse problema. De acordo com ele, a solução passa pelo manejo eficiente, corretivo e preventivo da arborização urbana, por meio da contratação de empresas especializadas que tenham equipamentos capazes de fazer laudos técnicos com rapidez e eficiência.
“Sobre a queda das árvores, nós vamos resolver esse problema da população maringaense com gestão e tecnologia. Primeiro, nós vamos contratar empresas especializadas em manejo de arborização urbana. Nós precisamos cuidar das nossas árvores preventivamente para que elas possam crescer e ter uma vida longa e saudável”, afirma ele, reforçando que atualmente já existem tecnologias e equipamentos que podem detectar rapidamente se uma árvore, aparentemente bonita e saudável, está na verdade doente por dentro.
“Além disso, com tecnologia e equipamentos apropriados, a Prefeitura vai emitir laudos e autorizar a poda e remoção, quando houver necessidade, muito mais rápido. Nós vamos organizar também um grande programa de produção de mudas para repor as árvores que caíram ou que foram cortadas. Mas vamos escolher muito bem as espécies para que Maringá continue sempre verde e florida”, completou.