30 de abril de 2025

Arroz branco ou integral?


Por Miriam Ferro Publicado 05/01/2024 às 13h52
Ouvir: 03:55

O arroz é um dos alimentos mais consumidos pelo brasileiros principalmente quando acompanhado por seu fiel escudeiro, o feijão.

image-15-33
Foto: Freepik

Quando prescrevemos uma dieta seja para emagrecimento ou para outros problemas que acometem a saúde do nosso paciente na maioria das vezes, recomendamos a substituição do consumo de alimentos compostos por carboidratos refinados por suas versões integrais, por exemplo a troca do pão branco, do macarrão comum e do arroz branco pelos integrais. É raro um paciente que não reclame dessa substituição.

Como ficar sem o arrozinho branco diário? A diferença de calorias é tão pequena? Vamos comparar?

ARROZ BRANCO/100g – COZIDOARROZ INTEGRAL/100g – COZIDO
125 Kcal124 Kcal
28 g de carboidratos25,8 g de carboidratos
2,8 g de proteínas2,6 g de proteína
0,2 g de lipídeos1,0 de lipídeos
0,8 g de fibras2,7 g de fibras

Embora na comparação o arroz integral pareça pouco competitivo, a diferença no beneficiamento dos grãos dá a ele uma vantagem nutricional importante pois o arroz integral conserva maior quantidade de fibras, vitaminas, minerais e substâncias que possuem propriedades antioxidantes tais como carotenoides, fitoesterois e outros e por consequência maiores ganhos para a saúde.

Possui um IG (índice glicêmico) moderado controlando a glicose no sangue; possui maior teor de fibras logo melhora o trânsito gastrointestinal promovendo saciedade e contribuindo com a perda de peso; ajuda a prevenir doenças cardiovasculares; diminui o colesterol; possui maior quantidade de cálcio, magnésio, fósforo, ferro e zinco etc.

A soma dos aminoácidos presentes no arroz integral com os aminoácidos presentes nas leguminosas (feijão, lentilha e grão de bico) por exemplo fornecem uma proteína de boa qualidade para pessoas vegetarianas e veganas.

Introduza gradativamente o arroz integral na sua alimentação, mescle com o consumo de arroz branco e vá priorizando pouco a pouco seu consumo. Não é necessário fazer uma troca abrupta e definitiva a menos que você possua recomendação nutricional específica para isso. Aqui em casa eu reservo o arroz branco para datas especiais, tipo arroz de festa, para acompanhar preparações de receitas especiais.

Como faço meu arroz integral para o dia a dia? Uso a panela de pressão.

  • Arroz integral: 1 xícara de chá;
  • Cebola: ½ unidade média, cortada em cubos;
  • Alho: 3 unidades, cortados ao meio;
  • Cravo ou louro: 2 unidades (opcional);
  • Sal: 1 colher de café;
  • Água: 2 xícaras de chá, fervendo.
  • Azeite: ½ colher sopa.

1- Refogue a cebola, alho e cravo ou louro no azeite.
2- Junte o arroz e o sal, refogue bem.
3- Coloque a água e feche a panela. Quando pegar pressão conte quinze minutos, desligue, aguarde a panela perder a pressão sozinha. Abra, mexa e sirva.

Dá para incrementar a receita adicionando para cozinhar junto ¼ de xícara chá de cenoura em cubinhos e/ou lentilha. Pode-se substituir o cravo e louro por outra especiaria tipo gengibre, anis estrelado enfim, solte a imaginação.

E para te ajudar a compor um cardápio adequado para as suas necessidades agende um horário que te ajudo.

Miriam Ferro – Nutricionista
Acompanhamento Nutricional
Saúde da Mulher
Acompanhamento Nutricional para Vegetarianos e Veganos
e-mail: miriamferro.nutri@gmail.com
@miriamthelma. nutri
Whats App: 44-98403-3996

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação