Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

01 de julho de 2024

Clima seco e frio favorece pneumonia silenciosa; veja os cuidados


Por Miriam Thelma Ferro Publicado 28/06/2024 às 16h50
Ouvir: 00:00

Com o clima seco e frio pelo qual estamos passando ficamos propensos a desenvolver gripes, resfriados e até mesmo uma pneumonia. Em alguns casos os sintomas clássicos como febre alta, calafrios, dor no peito e tosse não aparecem e mesmo assim estamos com pneumonia.

Conhecida como pneumonia assintomática ou silenciosa tem origem viral, por bactérias ou transmitida através de contato com pessoas contaminadas através da tosse, espirros ou conversas. Pode ser confundida com um gripe mal curada e se instalar devagarinho gerando tosse (com ou sem catarro) cansaço excessivo, perda de apetite, dores no corpo e garganta enfim um mal estar generalizado. Se estiver se sentindo assim, procure um médico especialista (pneumologista) para que através de exames laboratoriais o diagnóstico seja confirmado e o tratamento possa ser iniciado.

image-106-11
Foto: Freepik

Geralmente o tratamento é feito com antibióticos e/ou anti-inflamatórios, mas repouso, boa hidratação e alimentação também contribuem no restabelecimento dessa doença.

Alguns chás tais como guaco, agrião e assa-peixe possuem ação antioxidante e anti-inflamatória e podem contribuir para combater a infecção e eliminar o catarro. Para tanto basta colocar um punhado da erva escolhida em infusão (de molho) por 15 minutos em 300 ml de água fervente. Adoçar com mel se necessário e tomar quentinho até três vezes ao dia.

Investir numa alimentação rica em antioxidantes e vitaminas, mesmo estando sem apetite, contribui e muito com o tratamento.

Capriche no consumo de frutas como o mamão, abacate, frutas cítricas como laranja, acerola, limão. Inclua hortaliças de folhas verde escura tais como agrião, espinafre, brócolis, peixes ricos em ômega-3 como sardinha e salmão, carnes com pouca gordura e temperos como açafrão, gengibre, alecrim e tomilho.

Evite frituras, alimentos ultraprocessados, gorduras ruins, bebidas açucaradas, embutidos e doces.

Cuide- bem e necessitando de acompanhamento nutricional para aumentar sua imunidade e combater as doenças do inverno agende um horário comigo.

Miriam Thelma Ferro – Nutricionista
Acompanhamento Nutricional
Saúde da Mulher
Acompanhamento Nutricional para Vegetarianos e Veganos
e-mail: miriamferro.nutri@gmail.com
@miriamferro_ nutri
Whats App: 44-98403-3996

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação