Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de julho de 2024

Está com enjoo e náuseas? Confira os alimentos que podem ajudar


Por Miriam Ferro Publicado 27/12/2023 às 16h50
Ouvir: 00:00

É complicado precisar as causas para os sintomas de náuseas e enjoos, são diversos tais como gravidez, estresse ou ansiedade, intolerância ou intoxicação alimentar, enxaqueca e até consumo excessivo de bebidas alcóolicas.

image-72-4
Foto: Pixabay

Náusea e enjoo nos deixam com mal-estar e desconforto estomacal, uma sensação de estômago revirado acompanhado muitas vezes de sudorese, palidez, salivação abundante e vômitos.

O que podemos fazer para aliviar os sintomas?

Dê preferência para o consumo de alimentos leves como por exemplo, arroz sem alho e menos condimentados em refeições com pequenas quantidades, fracionadas. Beba água gelada entre as refeições e não em conjunto com ela; utilize temperos naturais tais como erva-doce, cominho, canela e limão; evite consumir bebidas doces tais como chocolate quente, café, achocolatado e frituras (imersão).

Alguns chás também ajudam principalmente se ingeridos gelados e sem açúcar como por exemplo o de gengibre, hortelã, camomila e verde. Torradas salgadas e algumas frutas cítricas também são boas.

E se for ao contrário e eu estiver constipado? O que fazer?

Estar constipado é diferente de estar engripado. Já ouvi várias vezes as pessoas achando que são palavras, sinônimas e se dizendo constipados, mas na verdade estão engripados.

A constipação é a dificuldade em evacuar e como no caso acima – náusea e enjoo – as causas são diversas tais como idade, uso contínuo de alguns medicamentos, consumo de pouca água e dieta pobre em fibras e outras. 

O indivíduo que sofre desse mal evacua menos de três vezes/semana; faz muito esforço toda vez que vai ao banheiro; tem a sensação de evacuação incompleta; apresenta às vezes a necessidade de usar manobras manuais para defecar e fezes com aspecto duro ou grumosas.

Os sintomas podem serem aliviados incluindo nas suas refeições por exemplo o mamão pelo menos três vezes por semana de preferência no café da manhã ou lanche da tarde e se acompanhado com uma colher de sopa de farelo de aveia, melhor ainda; aumentando o consumo de água para 2.500 ml/dia (em média); consumindo psyllium misturado a água; incluindo hortaliças e frutas em sua alimentação.

Se os sintomas persistirem procure ajuda médica para descobrir a causa de seus problemas e nutricional para balancear sua dieta de acordo com sua comorbidade.

Miriam Ferro – Nutricionista
Saúde da Mulher
Acompanhamento Nutricional para Vegetarianos e Veganos
miriamferro.nutri@beatriz-finizola
@miriamthelma

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação