Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Saiba como armazenar alimentos corretamente


Por Miriam Ferro Publicado 17/11/2023 às 07h44
Ouvir: 00:00
image-46-13
Foto: Reprodução/Freepik

Para uma refeição segura além de higienizar todos os alimentos é necessário saber como armazenar adequadamente os alimentos. Seja in natura ou após preparados é importante guardá-los direitinho para aumentar a durabilidade, evitar o desperdício, trazer praticidade para o dia a dia e acima de tudo economia.

Pensando nisso, segue abaixo algumas orientações sobre armazenamento de alimentos previamente higienizados:

  • Frutas e legumes podem ser armazenados em sacos plásticos novos e limpos na gaveta da geladeira;
  • Ovos sempre nas prateleiras da geladeira e nunca na porta;
  • Folhas ficam bem em potes plásticos ou de vidro bem fechados dentro da geladeira. Eu coloco papel toalha para separar os tipos diferentes de folha e as guardo todas no mesmo pote. Duram bastante;
  • Para maior praticidade e economia (de tempo e gás), os alimentos podem ser preparados em maior quantidade e congelados para consumo futuro. Para isso, use potes de vidro ou plástico individual e porcione em menores ou maiores quantidades de acordo com o consumo de sua família. Em casa tenho sempre no freezer algumas preparações prontas tais como carne de panela, bife a rolê, galinhada light, feijão e grão de bico cozido, picadinho de carne e estrogonofe. Quebra um galhão e evita que em dia de preguiça ou de falta de tempo peçamos uma marmita. Não se esqueça de anotar na embalagem que for para o freezer a data da preparação e o que tem dentro dela. Eu uso para isso uma caneta marcadora permanente que depois retiro – a marcação- com álcool. E gente estrogonofe finalizado com creme de leite fresco pode ser congelado e descongelado sem problemas. Na hora do uso as embalagens saem direto do freezer para o aquecimento (panela ou microondas) se não for assim, devem ser descongelados dentro da geladeira. Nunca em temperatura ambiente ou dentro de tigelas com água. Recongelar alimentos é desaconselhável, eles podem estragar.

Sobrou comida pronta e não quero congelar

Não as guarde dentro da panela. Alumínio, teflon e outros materiais podem contamina-las.

Deixá-las sobre o fogão, dentro do forno ou dentro do microondas também não são boas escolhas. Olha o calorão que faz aqui na nossa cidade. Após duas horas, no máximo, as sobras de comida devem ser acondicionadas em potes fechados e levadas para a geladeira e conservadas lá, até a próxima refeição. Os restos de comida que sobram no prato devem ser descartados mesmo que ninguem os tenha tocado. Sobras são a comida que ficou na panela sem ser servida. Restos é a comida que ficou no prato após terminada a refeição.

A regra acima vale também para buffets de restaurantes self-service. Se a comida é para ser consumida quente ela deve ser servida em balcões térmicos aquecidos e estarem sempre quentes e não mornas. Da mesma forma que se for para ser consumido frio deve estar exposto em balcões térmicos refrigerados nunca sobre mesas, em temperature ambiente. Depois de duas horas servida de forma incorreta as bactérias começam a se proliferarem nos alimentos causando intoxicação.

Confesso que tenho arrepios de assistir as pessoas se servindo de maionese, sushis, quibe cru, carpaccio e ceviches em restaurantes onde o balcão térmico não esta na temperature correta. Ah mas eles estão sempre repondo, não dá tempo de estragar. Se não a servem corretamente no salão por que devo acreditar que estão armazenadas em conformidade na cozinha?

Os alimentos devem ser sempre higienizados, preparados e armazenados de forma segura seja em casa ou fora para te trazerem saúde.

Miriam Ferro – Nutricionista
Nutrição Vegetariana e Vegana
Saúde da Mulher
miriamferro.nutri@gmail.com
@miriamthelma

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação