Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

09 de maio de 2024

Seis conselhos que uma pessoa com doença celíaca precisa ouvir na visita ao nutricionista


Por Miriam F. Barros Publicado 23/02/2024 às 10h18
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em um artigo anterior falei sobre algumas doenças que quando diagnosticadas modificarão nossas vidas para sempre, a doença celíaca é uma delas.

A doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten (proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e seus derivados) que afeta o intestino delgado causando atrofia da mucosa do intestino interferindo na absorção adequada de nutrientes, minerais e água.

Embora tenham sintomas semelhantes a intolerância ao glúten e a doença celíaca não são a mesma coisa. A intolerância é a incapacidade do organismo de digerir e metabolizar um alimento ou parte integrante dele. A doença celíaca é uma alergia alimentar. É genética, uma resposta do sistema imunológico ao consumo do glúten.

overhead-view-hands-holding-wheat-grains-baked-bread
Foto: Freepik

Alguns dos sintomas são diarreia, dor de cabeça, cansaço, barriga inchada, excesso de gases. O diagnóstico deve ser feito por um médico (gastro ou clínico geral) e o tratamento deve ser acompanhado por um nutricionista que orientará a dieta e a necessidade ou não de suplementação.

Seis atitudes importantes que um celíaco precisa tomar e nas quais a nutricionista é especialista em orientar.

  • 1- Fazer DIETA e seguir a dieta.
  • 2- Ter conhecimento do que é ou não permitido consumir.
  • 3- Moderação. Ao substituir os proibidos pelos permitidos nas receitas tais como fécula de batata, tapioca, farinhas de arroz e grão de bico, amido de milho, fubá, mas fazer com cuidado já que esses alimentos são mais calóricos, com alto índice glicêmico e pobre em fibras o que aumenta a glicose no sangue e pode promover ganho de peso e diabetes.
  • 4- Cuidar da contaminação cruzada evitando uso de utensílios domésticos que tiveram contato com preparações com glúten.
  • 5- Ler todos os rótulos seja de alimentos, bebidas e remédios já que muitos contém glúten em sua composição.
  • 6- Varie a alimentação incluindo frutas e hortaliças para minimizar os riscos de desenvolver sensibilidades secundárias (comum em celíacos) e garantir o aporte de todos os nutrientes necessários
  • Importante: A aveia não contém glúten, mas é um produto que em seu beneficiamento pode ser contaminado por ele então se certifique, através do rótulo, que ela é segura para celíacos. No entanto alguns celíacos podem apresentarem reações adversas a proteína da aveia portanto o acompanhamento nutricional é muito importante.

Miriam T. Ferro Barros – Nutricionista
Acompanhamento Nutricional
Saúde da Mulher
Acompanhamento Nutricional para Vegetarianos e Veganos
e-mail: miriamferro.nutri@gmail.com
@miriambarros_ nutri
Whats App: 44-98403-3996

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação