Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de novembro de 2024

Virei vegetariano; e agora? Vai faltar proteína na minha dieta?


Por Miriam Ferro Publicado 31/01/2024 às 13h53
Ouvir: 00:00

Ao virar vegetariano, muitos têm a ideia de que só proteínas de fonte animal são completas e suprem a necessidade diária na alimentação de um indivíduo. Mas isso é incorreto. As proteínas de fonte vegetal são tão boas quanto e abastecem o organismo em quantidades e qualidade adequadas.

Não é necessário fazer grandes mudanças na sua alimentação diária nem incluir o consumo de produtos ultraprocessados análogos a carne tais como “carnes feitas de plantas”. Apenas o consumo dos diferentes grupos alimentares já supre adequadamente a ausência da carne. Vale ressaltar que pessoas que optam pela dieta ovolactovegetariana já ingerem através do consumo de ovo, leite e seus derivados quantidades diárias de proteína necessárias.

Sweet potato falafel recipe idea for vegan
Virei vegetariano; e agora? Vai faltar proteína na minha dieta?. Foto: Imagem de rawpixel.com/ Freepik

Quais são as principais fontes vegetais de proteínas?

Feijões, grão-de-bico, ervilha, lentilha, soja, nozes, amêndoas, amendoim, avelãs, castanhas, tofu, cogumelos etc.
Não é necessário aumentar a quantidade de ingestão desses produtos para compensar a falta do bife e sim consumir apenas a quantidade de calorias necessárias para você diariamente. Saiba que colocar no prato a soma de hortaliças, cereais, um ingrediente rico em proteína vegetal mais uma fruta fornece a quantidade necessária de aminoácidos para manter a dieta adequada no aporte de proteína e balanceada já que os grupos se completam.

Monte seu prato com 50% de hortaliças + 25% de cereais + 25% de proteína vegetal + fruta. E nos 25% de proteína vegetal você pode escolher somente uma delas, não precisa escolher várias a menos que queira.

Uma alimentação vegetariana contribui positivamente para a saúde. Estatisticamente pessoas vegetarianas tem menor probabilidade de terem doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, colesterol e obesidade.
No entanto é necessário atenção, principalmente se sua opção for pela alimentação vegetariana estrita/vegana para a deficiência de alguns nutrientes tais como vitamina B12, cálcio, ferro, ômega 3, zinco e outros.

Se você é novo nesse universo e está perdido agende um horário que te ajudo nessa transição agora se já faz tempo que sua alimentação é a base de plantas marque um horário para uma avaliação e adequação na dieta se for necessário.

Miriam T. Ferro Barros – Nutricionista
Acompanhamento Nutricional
Saúde da Mulher
Acompanhamento Nutricional para Vegetarianos e Veganos
e-mail: miriamferro.nutri@gmail.com
@miriambarros_ nutri
Whats App: 44-98403-3996

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação