Cozinhando com Vinho do Porto

O vinho do Porto reina não apenas nas taças, mas também na cozinha. A maioria dos vinhos ao ser usado para cozinhar, depois que o álcool evapora, quase desaparecem em meio aos outros ingredientes, o Porto não, especialmente em receitas de cozimentos mais longos. Por sua grande estrutura e consistência o Porto sobressai. Com maior teor natural de glicerina que os outros vinhos, o Porto empresta sua cremosidade a molhos, seus aromas tomam o lugar de especiarias.
Experimente colocar um pouco de Porto branco na sopa ou um fio de porto Porto Ruby sobre um bolo de chocolate. Use e abuse por Porto em molhos, em cozimentos de carnes e aves, por exemplo. Tendo o Porto como ingrediente podemos poupar no uso de gorduras e de sal, tornando as receitas mais ricas e saudáveis.
A seguir duas receitas, uma salgada e outra doces, tiradas de meu livro OS SABORES DO DOURO E DO MINHO (Editora Senac-SP)
Pataniscas de Bacalhau
Ingredientes:
- 250 gr de Bacalhau desfiado cru e dessalgado
- 250 gr de farinha
- 3 ovos
- Pimenta a gosto
- Cebola a gosto
- Salsa a gosto
- Sal a gosto
- 1 cálice de Vinho do Porto
Modo de preparo
Prepare uma polpa grossa a partir da mistura dos ovos com a farinha e água. Pique a cebola e a salsa. Junte à polpa e acrescente o vinho do porto e o bacalhau. Tempere com sal e pimenta moída a gosto. Frite em colheradas essa polpa em óleo bem quente. Antes de servir, escorra as patananiscas em papel absorvente.
Autor: Chef António Pinto
Restaurante: Residencial Borges – Minho
Rendimento: 6 pessoas
Pudim do Abade de Priscos
Ingredientes
- 400 gr de açúcar
- 50 gr de toucinho fresco
- 15 gemas
- 500 ml de água
- 1 cálice de vinho do Porto
- 1 casca de limão
- 1 pau de canela
- 200 gr de açúcar para fazer caramelo
Modo de Preparo
Leve ao fogo açúcar, casca de limão, pau de canela e o toucinho cortado em fatias finas. Deixe ferver até fazer ponto de fio. Retire a calda do fogo e deixe esfriar. Junte as gemas misturadas com vinho do Porto. Coloque a massa numa forma de pudim com tampa previamente untada com caramelo. Cozinhe em forno bem quente em banho-maria, durante 1 hora. Desinforme quando estiver quase frio.
Fonte: livro Cozinha Tradicional Portuguesa
Autora: Maria de Lourdes Modesto