Maringá e Mandaguaçu recebem o 9º Interdamas, competição que reúne 900 atletas estudantis de todo o Brasil

Maringá e Mandaguaçu acabam de conquistar o direito de sediar, em 2027, a 9ª edição do Interdamas, uma das maiores competições esportivas estudantis do país. O anúncio ocorreu no encerramento da edição de 2025, em Campina Grande (PB), e confirma a vinda de cerca de 900 atletas de 10 colégios da Rede Damas Educacional de todo o Brasil, além do Centro Social Dom João Costa.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Embora o evento aconteça apenas daqui a dois anos, a definição antecipada tem papel crucial. Competições desse porte exigem planejamento, infraestrutura e mobilização de toda a rede turística e educacional, reforçando a importância do trabalho de captação realizado pelo Visite Maringá.
Para o presidente da entidade, Michael Tamura, a chegada do Interdamas representa a concretização de um dos pilares do Visite: captar eventos que projetem Maringá no cenário nacional e movimentem a economia local. “Essa é uma das principais missões do Visite Maringá: trazer para a cidade eventos capazes de gerar impacto turístico real. O Interdamas vai trazer mais de 900 atletas hospedados em hotéis, circulando em restaurantes e estabelecimentos do setor. E há ainda um diferencial importante: muitos pais acompanham os filhos, o que amplia o perfil de público e traz turistas de lazer para a região. Isso mostra a força que temos quando unimos esporte, turismo e hospitalidade.”
A secretária de Aceleração Econômica e Turismo de Maringá, Isolene Niedermeyer, também celebra a conquista. Para ela, não se trata apenas de mais uma competição, mas de um espaço de convivência e aprendizado: “É uma honra muito grande para o município sediar a nona edição do Interdamas. O evento vai além do esporte, pois cria oportunidades de integração, bem-estar e educação. A Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo será parceira em tudo o que for necessário para transformar esta edição em um evento grandioso, que fortalece a imagem de Maringá como cidade acolhedora e preparada para grandes desafios.”
O orgulho em receber a competição também é sentido pelas escolas anfitriãs. Para a diretora do Colégio Regina Mundi, Irmã Rosemary Briguenti, o Interdamas será inesquecível: “A nossa amada Maringá abre as portas para acolher cada atleta e suas famílias, e estamos certos de que viveremos dias únicos, que marcarão não apenas a trajetória escolar, mas também a vida de todos os participantes”.
Já em Mandaguaçu, a diretora do Colégio São Francisco de Assis, Joana Biavatti, lembra que a oportunidade ficará para a história da cidade: “É um marco para a nossa comunidade e para toda a região. Nossos alunos estão preparados para acolher com carinho atletas de todo o Brasil, em um momento que ficará registrado na memória de cada participante”.
Com a união de esporte, turismo e integração, o 9º Interdamas reforça a vocação de Maringá para receber grandes eventos e projeta, desde já, 2027 como um ano em que o esporte estudantil vai movimentar toda a região. Para Mandaguaçu, será a chance de mostrar sua força no acolhimento escolar e comunitário, abrindo suas portas para atletas de todo o país.
