Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Onix Hatch 2020: um líder renovado


Por Carlos Rubens/Carros & Etc. Publicado 29/11/2019 às 16h20 Atualizado 25/02/2023 às 03h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Para manter a liderança no segmento, a General Motors, depois de quase dois meses do lançamento do Onix sedã, apresenta o novo Onix Hatch 2020. A empresa mostra que não está brincando e trouxe um carro com muitas novidades, tecnologias inéditas para o segmento e conseguiu não cobrar mais por isso tudo.

Logo que olhamos para o carro vemos que está maior que seu antecessor, com linhas mais modernas e uma esportividade aparente muito marcante. Quando nos atentamos os detalhes, percebemos que ele tem também mais tecnologia.

Motorização

Vamos começar por esse item, que todos querem saber sempre. Nessa segunda geração do Onix, um novo motor é apresentado, aliás, um motor totalmente inovador. Tntegrante da família Ecotec, são três cilindros que vêm em duas configurações: 1.0 aspirado com até 82cv e 10,6 kgfm e o 1.0 Turbo com até 116 cv e 16,6 kgfm.

A Chevrolet fez esses motores utilizando as mais modernas tecnologias. Vem com bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas e coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável e mais várias outras inovações.

O volante do motor tem um sistema de dupla massa suspensa que absorve mais eficientemente as vibrações vindas do motor para a transmissão. Ele chega, ainda, com uma correia dentada imersa em óleo com funcionamento mais silencioso que o sistema de correntes que é utilizado em alguns outros carros do segmento, apresentando ainda uma necessidade de manutenção apenas aos 240 mil km rodados.

Um virabrequim otimizado faz com que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para ter um menor atrito na movimentação dos pistões.

Temos ainda um sistema de gerenciamento eletrônico avançado, que traz melhores resultados na performance tanto na versão com câmbio manual, quanto na de câmbio automático.

O fator consumo sempre é um item observado pelo consumidor e acaba sendo um diferencial. Nesse caso, a Chevrolet preconiza que o novo Onix é um carro muito econômico, atingindo marcas muito expressivas tais como: no Onix câmbio automático temos um consumo de 15,1 km/l com gasolina em estrada e 10,7 km/l com álcool, na cidade ficamos com 11,9 km/l de gasolina e 8,3 km/l com álcool. Na versão com câmbio mecânico temos na estrada usando gasolina 16,0 km/l e 11,2 km/l com álcool, na cidade temos 13,5 km/l com gasolina e no álcool temos 9,4 km/l.

Todo esse projeto mecânico no novo Onix é visando ter maior durabilidade e para isso utilizou-se alguns recursos técnicos muito avançados, como uma injeção eletrônica com bicos aquecidos que ficam menos vulneráveis às diferenças de qualidade dos combustíveis.

Essa combinação de avanços mecânicos e eletrônicos fez com que se reduzisse os custos das revisões fixas e aumentasse os intervalos das revisões que passaram de a cada 5000 km, para a cada 10000 km.

Todo esse avanço criou um refinamento mecânico no novo Onix, dando uma maior qualidade no conjunto.

Exterior

A Chevrolet procurou fazer um carro alinhado à uma estética dos veículos da marca em nível mundial, criando uma identidade global. Enfim, trata-se de um carro com DNA General Motors.

Uma imagem de modernidade e esportividade é o que se observa nesse novo Onix Hatch.

Na frente destaca-se a nova grade, com a identidade global da Chevrolet, sendo a parte de baixo maior para obter um refrigeração do motor mais eficiente e a parte de cima vem mais estreita, acompanhando o contorno do conjunto óptico com a marca tradicional, a “gravata” dourada no centro.

Foi pensado um ângulo de inclinação do capô no novo Onix visando ter uma maior proteção aos pedestres em caso de impacto e ajudando na redução da resistência e ruído do vento em alta velocidade.

Esse novo Onix Hatch tem uma silhueta dinâmica, tendo a porta traseira um contorno exclusivo, com uma coluna “C” mais larga e o aerofólio integrado. As lanternas traseiras têm formato único e uma assinatura luminosa em LED.

Interior

Um maior conforto interno aos ocupantes é ofertado nesse novo Onix Hatch. A preocupação na execução de cada elemento que compõe o interior é constante no painel de instrumentos, na cobertura dos alto-falantes e até na moldura estilizada do console central.

Com um volante apresentando um novo desenho, com melhor empunhadura, regulagem de altura e profundidade e tecla de limitador eletrônico de velocidade, que acaba ajudando a evitar multas.

Temos também um quadro de instrumentos com velocímetro e conta giros, ressaltando as molduras cromadas e as ponteiras iluminadas por LED e no centro do painel temos o computador de bordo com tela TFT.

O sistema MyLink de nova geração se destaca também, tem uma ótima visualização da tela que permite fácil acesso aos sistemas, inclusive o sistema de ar condicionado digital com a função de recirculação de ar automática (na versão Premier).

Nos bancos dianteiros temos encosto inteiriço e que estão disponíveis em todas as versões.

No modelo topo de linha o cliente poderá escolher entre dois tipos de acabamentos para o interior: preto com caramelo ou preto com cinza.

Os passageiros traseiros também ganharam mais conforto, com dimensões do banco ampliadas e redesenhado para melhor acomodar cabeça, quadril e ombros. Ainda foram ampliados os espaços para os joelhos dos passageiros do banco traseiro. Foram instaladas, ainda, duas tomadas USB no console central e aumentado os porta-objetos.

Buscando criar ainda mais um ambiente amigável e inovador, foram disponibilizados acessórios originais desenvolvidos juntos com o carro.

Kits

São diversos pacotes de acessórios que visam dar uma opção maior de conforto e sofisticação. O pacote do Kit Elegance com peças cromadas, Kit Sport com spoilers dianteiros, traseiros e laterais, além de aerofólio e rodas escurecidas, Kit Adventure com itens como protetores de pára-choques, rack de teto e rodas personalizadas.

Encontramos ainda alguns itens eletrônicos para criar mais facilidades aos usuários do novo Onix, como a chave eletrônica que permite identificar a presença do motorista e assim destravar a porta e acionar a ignição através de um botão. E antes mesmo de embarcar é possível iniciar a climatização do interior da cabine através de um aplicativo.

A bordo o wi-fi do carro conecta automaticamente ao smartphone do usuário, que pode indicar o melhor caminho. Sendo que se uma atualização estiver disponível para determinados módulos eletrônicos do carro, não será preciso ir à concessionária, pois será feita a atualização remotamente via internet.

Encontramos nesse novo carro um sensor crepuscular que sente a luminosidade baixa e liga os faróis. Se precisar de ajuda para estacionar bastará apertar um botão para acionar o auxílio, que usará sensores ultrassônicos para calcular a manobra, uma câmera de ré projeta a visão traseira e o volante faz a manobra sozinho, temos ainda a opção de um carregador de celular por indução (sem fio).

O Onix foi o pioneiro em relação a introduzir a conectividade no segmento, foi o primeiro a ter multimídia (MyLink), popularizou os sistemas de projeção Android auto e Apple Carplay, até hoje é o único a oferecer um sistema de telemática avançada (OnStar), que permite entre outras funções comandar funções do veículo através de um app.

A partir de então o Onix passa a ser o primeiro da categoria a oferecer wi-fi embarcada a bordo. Assim, o usuário não precisará utilizar o plano de dados pessoal para acessar a internet.

No caso do Onix o sistema de internet de alta velocidade é original, ou seja, faz parte da eletrônica embarcada no veículo, permitindo atualizações remotas como já ocorre com os smartphones.

Uma antena amplificada no veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes maior durante o deslocamento do veículo com um nível de segurança cibernética muito elevado.

Devemos frisar que esse sistema de wi-fi da Chevrolet é uma parceria exclusiva com a operadora Claro, tendo três meses de cortesia para experimentar, podendo então o cliente adquirir um dos diversos planos de dados que a operadora oferece.

MyChevrolet App

Também nessa versão do Onix, mais uma novidade estreia, o MyChevrolet App, que permitirá uma maior interação entre o usuário do veículo, pois pelo aplicativo será possível consultar informações do computador de bordo, tipo nível de combustível, a vida útil do óleo, o hodômetro, pressão individualizada dos pneus e ainda consultar até se tem informação de recall.

Pelo MyChevrolet App o usuário tem ainda acesso a diversas funcionalidades, como a que proporciona relatórios por viagem, por dia, semana e por mês, quanto a forma de condução para quem deseja se aprimorar ao volante e dirigir de forma mais eficiente. Funções do veículo também podem ser comandados por smart watch, esta tecnologia está disponível para o novo Onix Hatch equipado com o sistema OnStar.

Alertas e diagnósticos do veículo, notificações de manutenção para a concessionária e relatórios de condução inteligente são gratuitos durante os 10 primeiros anos de uso do veículo, caso o cliente assim queira.

Há ainda um pacote do OnStar com diversos serviços complementares, como:

– Auxílio para resgate em caso de acidente,
– Assistência para troca de pneus, veículo emergencial e reboque do Road Service,
– Auxílio na recuperação veicular em caso de roubo e furto,
– Serviços de emergências,
– Comandos remotos.

Em relação a nova geração do multimídia MyLink, vale destacar que ele está mais responsivo aos comandos, traz maior velocidade de processamento, novo layout, resolução gráfica superior, possibilidade de customização e novas telas, entre elas que permite exibir informações do sistema de áudio e do telefone ao mesmo tempo.

Outra novidade é a possibilidade de pareamento simultâneo de até dois celulares por bluetooth. O multimídia é compatível com os sistemas Android Auto e Apple Carplay para projeção de aplicativos, incluindo os principais de trânsito online e os de troca de mensagens, como o WhatsApp e para evitar distrações existe o comando por voz.

Segurança

No quesito segurança a preocupação foi muito grande, pois já nas versões de entrada, o carro vem equipado com um abrangente pacote de segurança.

Airbags frontais, laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, sistemas Isofix e Top Tether para ancoramento de cadeirinhas infantis e alerta de não colocação de cintos de segurança compõem os itens de série.

A estrutura do novo Onix Hatch também foi reforçada e agora usa 17% mais de aços de alta resistência. Vários componentes estruturais foram otimizados para entregar uma melhor eficiência e um dos focos foi a eliminação de peso. Com uma nova suspensão foram eliminados 6 kg, do novo motor foram mais 15 kg, o novo eixo traseiro ficou 4 vezes mais rígido, refletindo em uma melhor dirigibilidade.

Outras melhorias também foram incluídas tais como discos de freios dianteiros redimensionados, rolamentos de rodas de terceira geração semelhantes aos usados no Cruze e os reforços no conjunto de isolamento acústico procurando com isso diminuir o ruído interno.

Tudo isso ainda é acompanhado de 3 anos de garantia.

As cores externas ofertadas para o Onix Hatch são Laranja Tiger, Vermelho Carmin, Preto Ouro Negro, Branco Summit e Prata Switchblade.

Agora vamos ao item que todos com certeza querem saber:

Preços

– Onix Hatch 1.0 manual – R$48.490,00
Principais itens de série: seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de som e entradas USB dianteira e traseira.

– Onix Hatch LT 1.0 Manual – R$51.590,00
Acrescentar central de multimídia MyLink.

– Onix Hatch LT I 1.0 Manual – R$53.790,00
Acrescentar abertura de porta e partida do motor sem chave, acendimento automático dos faróis, câmera de ré e carregador de celular sem fio.

– Onix Hatch LT II 1.0 Manual – R$54.625,00
Acrescentar OnStar e Wi-fi.

– Onix Hatch LT III 1.0 Manual – R$55.590,00
Acrescentar faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas.

– Onix Hatch Turbo Automático – R$55.590,00
Principais itens de série: seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, entradas de USB dianteira e traseira, sistema de som, motor turbo e transmissão automática de seis velocidades.

– Onix Hatch LT Turbo Manual – R$57.590,00
Acrescentar faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, OnStar e Wi-Fi.

– Onix Hatch LT Turbo automático – R$62.890,00
Acrescentar controle de velocidade cruzeiro, volante com revestimento premium e transmissão automática de seis velocidades.

– Onix Hatch LTZ Turbo manual – R$ 60.990,00
Acrescentar abertura de portas e partida do motor sem chave, acendimento automático dos faróis, câmera de ré e carregamento de celulares sem fio.

– Onix Hatch LTZ Turbo automático – R$ 66.290,00
Acrescentar controle de velocidade de cruzeiro, volante com revestimento premium e transmissão automática de seis velocidades.

– Onix Hatch Premier I Turbo automático – R$ 69.990,00
Acrescentar rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis do tipo projetor, luz de posição e lanternas de LED e bancos com revestimento híbrido de material imitando couro e tecido.

– Onix Hatch Premier II Turbo automático – R$ 72.990,00
Acrescentar alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, assistente de estacionamento automático, bancos com revestimento imitando couro e interior nas tonalidades preta e caramelo.

– Onix Hatch Premier III Turbo automático – R$ 72.990,00
Troca o interior nas tonalidades preta e caramelo pela combinação de preto e cinza.

Análise

A preocupação da Chevrolet em renovar o Onix, em todas as versões, mexer em um campeão de vendas sempre é preocupante, mas com certeza essa mudança foi uma grande evolução.

Nota-se de forma muito forte a preocupação em aumentar a segurança, o conforto e a interação do usuário com o carro.

E realmente encontramos um maior refinamento, mais tecnologia embarcada, mais recursos de segurança, fazendo com que o carro seja bastante atraente em seu visual e bastante agradável no seu manuseio.

Portanto temos mais uma opção de carro que oferta muitos recursos que são bastante úteis, um nível de segurança muito evoluído e itens que farão a diferença na hora de decidir a compra de um novo carro nesse segmento.

Agora nada melhor do que visitar uma das inúmeras concessionárias Chevrolet espalhadas pelo Brasil, onde há a oportunidade de examinar em detalhes essas novidades do novo Onix Hatch.

QUEM É O COLUNISTA: Carlos Rubens Covelo Silva é um profissional com mais de 25 anos de atuação no mercado automotivo em diversas marcas do setor de distribuição de veículos. É também especializado em gestão de concessionárias de automóveis importados, nacionais e em inteligência de mercado. Entre em contato com Carlos Rubens pelo e-mail: carlosrubensgmconline@gmail.com 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação